TELHAS de Fibrocimento, o que são, como se instalam?

Escrito por

As telhas de fibrocimento são mais leves que as telhas cerâmicas, e, além da rapidez da montagem proporcionam uma grande economia no madeiramento.

 

Alguns cuidados devem ser tomados no manuseio dos produtos de fibrocimento

– o corte, lixamento e furação dos produtos devem ser feitos em locais abertos, com boa ventilação e, se possível, separados das demais tarefas;

– recomenda-se realizar o trabalho com ferramentas manuais, que provocam menor desprendimento de poeira fina no ambiente;

– é preciso umidificar o piso ao redor do local de trabalho e as peças que estão sendo trabalhadas, reduzindo a possibilidade de geração de poeira;

– a retirada de rebarbas e a limpeza das peças, ferramentas e demais equipamentos deverá ser feita utilizando um pano ou esponja umedecidos, ou sistema de aspiração;

– os equipamentos fixos – furadeira de bancada, serra circular etc. – deverão possuir necessariamente um sistema de captação de poeira;

– a lavagem das peças de trabalho será feita separadamente das demais peças de uso diário;

– durante o trabalho, o operador deve usar máscara específica (descartável do tipo P2 para poeira);

– terminado o trabalho, o operador deve tomar banho no serviço antes de trocar de roupa;

A aplicação dessas recomendações garante ao usuário dos produtos de fibrocimento uma utilização segura e sem riscos à saúde.

Qual o maior vão livre que posso vencer trabalhando com telhas de Fibrocimento ?

O vão livre máximo obtido é de 7.00m, utilizando-se a Telha Canalete 90 de 7.40m, 8.20m e 9.20m.

Como posso melhorar o desempenho térmico de minha cobertura ?

As coberturas, de uma maneira geral, não possuem muita resistência térmica. Entretanto, o fibrocimento é um excelente isolante térmico, proporcionando um conforto térmico agradável no período de inverno, época em que estamos com nosso organismo muito mais vulnerável à doenças, já que o metabolismo desacelera seu processo para economizar energia para manter sua temperatura.

Nos períodos de calor devemos atentar para detalhes definidos a partir do projeto, independente de estarmos trabalhando ou não com telhas em fibrocimento.

Inserem-se neste contexto :

pé-direito adequado ao tipo de telha utilizado, utilização de beirais e elementos que protejam a edificação dos raios solares ( como brises, por exemplo ), utilização de peças complementares para ventilação ( a Eternit possui várias peças para ventilação de acordo com o tipo de Telha utilizado ).

Outro recurso é a pintura da cobertura com tinta na cor clara, lembrando que, para os materiais em fibrocimento, esta deve ser 100% acrílica, e a pintura é recomendada para face externa e interna.

Para melhorar o desempenho térmico

O material ideal para a cobertura deve ter alta refletividade solar e alta emissividade térmica na superfície superior e baixa refletividade solar e baixa emissividade térmica na superfície inferior.

Pode-se melhorar a eficiência relativa de alguns materiais utilizados na cobertura com o emprego de pintura sobre o telhado (principalmente fibrocimento).

A cobertura deve ser pintada, de branca na face superior e de preta na face inferior.

Antes da pintura deve ser feita lavagem do telhado para retirar o limo ou crostas que estiverem aderidos à telha e facilitar assim, a fixação da tinta.

Recomendamos o uso de fundo preparador sobre a telhas, antes da pintura acrílica, com a finalidade de garantir melhor aderência a pintura.