Telhado Branco para diminuir o aquecimento global

Escrito por

Um dos fatores que contribuem para a construção de uma casa sustentável ou ecologicamente correta é o telhado.
O tipo de telha escolhido para revestir o telhado poderá determinar o sucesso do sistema de refrigeração, por exemplo.
A escolha certa garante eficiência energética e contribui para afastar o calor das cidades.

Telhado branco como atitude sustentável

No topo da lista está a telha branca (cool roof).

telhado banco

Pintar o telhado de branco reduz o calor

O produto está alinhado à proposta do Green Building Council, instituição que promove as tecnologias sustentáveis ao redor do mundo e que lançou em 2009 a campanha Um Grau a Menos (One Degree Less), com o objetivo de conscientizar e diminuir o excesso de calor nas grandes cidades.

Até agora a ação já estimulou a pintura de mais de 450 mil m² de telhados pelo mundo, o equivalente a retirada de 45 mil carros de circulação.

Modelos de telhas brancas no Brasil

No Brasil a indústria da construção civil vem desenvolvendo produtos para seguir a tendência mundial.

Já é possível encontrar uma diversidade de modelos, com diferentes tecnologias e preços variados.

telhas ecologicas

Um exemplo é a telha branca, lançada pela TopTelha em 2013, com revestimento que usa tecnologias da Dow, uma das mais importantes provedoras de soluções químicas do mundo.

Segundo a empresa o produto de alta reflectividade reduz consideravelmente a temperatura nas edificações, contribuindo para uma maior eficiência energética e menor geração de CO2.

O resultado pode representar uma redução de até 6ºC no interior do imóvel e de aproximadamente 18ºC na superfície do telhado, dependendo do tipo de material e das condições climáticas.

A Brasilit, empresa do Grupo francês Saint-Gobain, acaba de lançar, na Expo Revestir 2014, a Linha Solaris, com tecnologia das Telhas Shingle, desenvolvidas à base de asfalto com grãos minerais.

O modelo Solaris proporciona maior refletância dos raios solares. Isso diminui a troca de calor entre o ambiente interno e externo, contribuindo para redução da temperatura interna e consequentemente dos gastos com climatização.

O produto é mais confortável em dias quentes, pois oferece maior eficiência com reflexão de até 20% dos raios solares.

Outra opção ecológica é o telhado verde

Outro revestimento amplamente apoiado pelo Green Building Council é o telhado verde (green roof).

telhado ecológico

Um jardim no telhado

Esse sistema consiste no plantio de um jardim, cobrindo toda a laje, que garante maior absorção dos raios solares e da água de chuva contribuindo com o equilíbrio da temperatura do ambiente no entorno além de reduzir a poluição do ar.

O programa One Degree Less também acontece no Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades do País.

Segundo a entidade, adotando o sistema proposto, é possível diminuir a temperatura das ilhas de calor nos grandes centros urbanos em um grau e de maneira simples, que pode ser simplesmente pintando o telhado com tinta refletiva ou instalando telhados prontos para refletir os raios solares.

Ou, ainda, plantando um jardim no telhado, neste caso a construção deve estar preparada para receber o telhado verde.

O mais indicado é procurar um arquiteto ou engenheiro.

Dica: Pode-se melhorar a eficiência relativa de alguns materiais utilizados na cobertura com o emprego de pintura sobre o telhado (principalmente fibrocimento).
A cobertura deve ser pintada, de branca na face superior e de preta na face inferior.
Antes da pintura deve ser feita lavagem do telhado para retirar o limo ou crostas que estiverem aderidos à telha e facilitar assim, a fixação da tinta.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Rodrigo Bertolino, Arlington County