Tecido Autocolante para Paredes: Como Decorar a Casa

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/tecido-autocolante-paredes-decorar/ Escrito por

Nada mais impactante do que pintar ou cobrir as paredes na hora de mudar o visual de um cômodo. Aqui, o tecido autocolante entra como uma opção rápida e prática na hora de redecorar um ambiente da sua casa. Acompanhe.

Tecidos adesivos são uma boa opção para quem quer redecorar a casa com o mínimo de transtornos. Ele dispensa tarefas mais trabalhosas, como pintar a superfície. Além disso não gera sujeira, é fácil de aplicar e possui diversas cores e estampas.

A textura do tecido de algodão ou do poliéster, por si só, já enriquece bastante o efeito visual geral. No verso, uma camada de autocolante, que adere diretamente à parede e acaba com a necessidade da aplicação de cola.

Ele também pode ser usado para forrar móveis e objetos. E é uma opção bastante barata: mais do que a própria pintura.

Como Escolher um Tecido Autocolante

lavaboLiso ou estampado, o importante é que o tecido autocolante que você escolher respeite a paleta de cores do ambiente onde você pretende instalá-lo.

Observe bem os objetos que você possui: eles podem ser realçados com um determinado tom, ou totalmente ressignificados com um padrão gráfico, por exemplo.

Vale lembrar que esse revestimento é capaz de criar ilusões de ótica que beneficiam o cômodo. Impressões de amplitude, pé direito mais alto ou até mesmo de maior ou menor luminosidade são algumas delas.

Um tecido autocolante de trama mais grossa pode até mesmo esconder a presença de uma fissura ou superfícies irregulares. Todavia, evite estampas com riscas ou desenhos geométricos. Eles podem marcar a imperfeição.

Decorando com Tecido Autocolante

Para efeitos mais dramáticos, com um toque de mistério, procure por cores mais sóbrias e escuras. O quarto ou sala são os ambientes ideais para essa proposta.

Ao invés de luz direta, crie uma iluminação mais focada com abajures em pontos estratégicos do lugar.

sala papel de parede floresTons claros e estampas menores ficam ideais para ambientes mais apertados. Ficam ótimos em halls de entrada, corredores, banheiros e escritórios.

Em contrapartida, desenhos grandes são ideais para dividir espaços num mesmo ambiente. Uma sala grande que comporta o espaço de estar e a mesa de jantar pode se beneficiar.

Listras e estampas geométricas ficam ótimas nas paredes da cozinha, sala de jantar ou banheiros. Uma boa pedida é apostar em riscas ou alguns desenhos geométricos, como losangos, para deixar o ar mais elegante e moderno.

No entanto, aqui a opção ideal é dispensar o tecido em algodão por uma opção impermeável, que é lavável e à prova d´água. Esse modelo também é permitido em varandas, lavabos e áreas de serviço.

Padrões clássicos, como flores, estão sempre na moda. No entanto, cuidado com desenhos muito coloridos de traços fortes. Ao invés de ocupar uma parede inteira, opte por uma parte dela.

Aplicação do Tecido Autocolante Sobre a Parede

quarto papel de paredeA parede deve estar limpa e seca. Para aplicar o tecido, basta puxar o liner que protege a cola e aderir à superfície. Comece colando pelo centro da peça em direção às bordas, alisando com a ajuda de uma espátula de plástico. Faça bastante pressão nas extremidades e nas pontas.

Ele não solta sozinho. Contudo, sai com facilidade diante de uma tentativa de descolá-lo. Eventuais restos de cola podem ser eliminados com removedor.

Autoria: Artigo elaborado pela equipe da Flok Tecidos Adesivos.