TABEIRA – Peça de contorno no perímetro e arremate em pisos.

TABIQUE – Série de tábuas que contorna as paredes, formando a moldura que guarnece os assoalhos ou forros.

TABLADO – Estrado. Ver Deck.

TÁBUA – Peça de madeira plana e delgada, própria para pisos.

TÁBUA CORRIDA – Piso de tábuas encaixadas em geral largas e contínuas. Que são fixadas sobre ripas chamadas granzepes. Ver Assoalho e Soalhos.

TABUADO – Porção de tábuas.

TACO – Cada uma das pequenas peças de madeira que formam o Parquê, ou usado embutido nos vãos de alvenarias para fixar caixilhos de madeira. Ver Parquê.

TAIPA ou TAIPA DE PILÃO – Sistema de construção que usa barro molhado para fechar paredes. Chama-se taipa de pilão quando se comprime a terra em fôrmas de madeira (taipal).

TALUDE – Rampa. Inclinação de um terreno em conseqüência de uma escavação, escarpa. Volume inclinado de terra, coberto por grama, que atua como muro de arrimo, impedindo o desmoronamento do solo.

TALVEGUE – Depressão alongada num terreno; garganta.

TAPUME – Vedação provisória feita de tábuas que separa a obra da rua.

TATAJUBA – Madeira de grande resistência, Proveniente da região amazônica, usada em caibros ou vigas. Seu tom é amarelo-queimado.

TELHADO – Cobertura de uma edificação.

TELHA – Cada uma das peças usadas para cobrir as construções. As telhas têm formas variadas e podem ser de barro, cerâmica, chumbo, madeira, pedra, cimento-amianto, alumínio, ferro, policarbonato, vidro, manta asfáltica, etc. Cada inclinação de telhado requer um tipo de telha. Ex: Capa-canal, colonial, francesa, vã, etc.

TELHA-CAPA-CANAL – Feita de barro, a peça tem curvatura que permite um encaixe alternado: uma côncava, outra convexa. A peça côncava serve para escoar a água da chuva. Já a convexa protege a junção dos canais.

TELHA COLONIAL – Feita de barro, tem curvatura do tipo capa-canal. Ver Telha Capa-Canal.

TELHA FRANCESA – Feita de barro, plana e retangular, com pequena saliência que a fixa à ripa.

TELHA-VÃ – Telha sem forro. As telhas da cobertura ficam aparentes e ajudam a ventilar a casa.

TEMPERADO – Vidro que recebe tratamento térmico na fabrica, assim cria tensões internas que ao partir-se o faz em pequenos fragmentos e sendo apropriado para locais de grande freqüência de público ou sujeito a maior índice de acidentes como em box, espessuras padrão de 10 mm e 8mm.

TERÇA – Viga de madeira que sustenta os caibros do telhado. Peça paralela à cumeeira e ao frechal. Ver Cumeeira e Frechal.

TERRAÇO – Cobertura plana de uma casa ou edifício; ambiente descoberto anexo a uma construção em qualquer um de seus pavimentos.

TERRACOTA – Argila modelada e cozida. Também designa nuances do marrom que lembram a cor da terra.

TERRACOR E TERRACAL – Tipo de pintura que imprime textura e utiliza a aplicação de dois componentes reagentes sobre superfície emassada com massa acrílica e bem lixada, existe outra similar com textura diferente denominada Terracal.

TERRAPLANAGEM – Preparação do terreno para receber a construção.

TERRAPLENAR – Ato de preencher um espaço com terra até chegar ao nível desejado

TERRENO – Lote. Espaço de terra sobre a qual vai assentar a construção.

TERRENO EDIFICADO – Terreno com construção.

TESTEIRA – Parte dianteira. Superfície feita da madeira ou concreto colocada na extremidade de qualquer beiral.

TESOURA – Armação de madeira triangular, usada em telhados que cobrem grandes vãos, sem o auxílio de paredes internas.

TESTADA – Parte da rua ou da estrada que fica à frente de um prédio.

TEXTURA – Efeito plástico. Massa, tinta, ou qualquer material empregado para revestir uma superfície, deixando-a áspera.

TIJOLO – Peça de barro cozido, usada na alvenaria. Tem forma de paralelepípedo retangular com espessura igual a metade da largura, que, por sua vez, é igual a metade do comprimento. Os tijolos laminados são produzidos industrialmente. Existe também o tijolo cru (adobe), o tijolo de cunha forma destinada à construção de arcos, tijolo furado (o nome já define), tijolo refratário com argila pura ou componentes refratários.

TIJOLO DE ESPELHO – Tijolo assentado com a face maior à vista.

TIJOLO DE VIDRO – Ver Bloco de Vidro.

TIJOLO REFRATÁRIO – Peça feita de argila especial, branca que tem alto poder de tolerância ao calor.

TIRANTE – Viga horizontal (tensor) que, nas tesouras, está sujeita aos esforços de tração. Barra de ferro, cabo de aço ou qualquer outro elemento que se presta aos esforços de tração, barra de ferro que absorve os empuxos laterais de paredes ou abóbadas impedindo que desmoronem.

TOLDO – Cobertura de lona ou de outro tecido similar colocado sobre portar e janelas para impedir a incidência direta do sol. Também produzida em alumínio, policarbonato, etc.

TOPOGRAFIA – Análise e representação gráfica detalhada de um terreno que direciona toda a implantação da construção, reprodução gráfica de um terreno, incluindo aclives, declives e irregularidades. Ver Implantação.

TOPÓGRAFO – Profissional que estuda os níveis e as características do terreno sendo muito importante a contratação deste para ajudar o arquiteto e o engenheiro no seu trabalho, evitando surpresas durante a obra, como locação de obstáculos e árvores existentes. Ver Agrimensor.

TOSCO – Trabalho de carpinteiro que ficará embutido e, portanto, não recebe bom acabamento.O movimento de dilatação e retração dos materiais, por exemplo, trabalho do concreto.

TOZZETO – Palavra italiana que significa pequenas peças de cerâmica. Elas se encaixam em outras maiores, compondo pisos e paredes.

TRACANIÇAS – Nos telhados retangulares de quatro águas, é o nome que se dá às duas águas de forma triangular. As duas águas de forma trapezoidal chamam-se água-mestre.

TRAÇO – De argamassa ou mistura. Proporção entre seus componentes.

TRANSVERSAL – Que diz respeito à largura. Em desenho técnico termo usualmente empregado para caracterizar o corte aplicado ao longo da largura de um elemento em estudo.

TRAVA – Viga fina de madeira que prende o madeiramento de uma estrutura.

TRELIÇA – Armação formada pelo cruzamento de ripas de madeira. Quando tem função estrutural, chama-se viga treliça e pode ser de madeira, metal ou alumínio.

TRENA – Fita métrica especifica para medir terrenos.

TRINCHA – Tipo de pincel achatado.

TRITURADOR – Aparelho elétrico instalado sob a cuba da pia das cozinhas que mói resíduos orgânicos.

TUBO – Canal cilíndrico que conduz água limpa ou servida; quando embute fiação elétrica ou telefônica recebe o nome de conduíte.

TUBO VENTILADOR – Canalização ascendente, destinado a permitir o acesso do ar atmosférico ao interior das colinas de distribuição d’água.

TUBOGOTEJADOR – Tubo de passagem de água, com pequenas aberturas que permitem a formação de gotas para umidificar o solo.