Decore a Sala Pequena Gastando Pouco

Escrito por

A sala é o cartão de visitas da sua casa. Ali, não só os moradores vão conviver juntos como também é o lugar para receber visitas. Por isso, quando existe a intenção de dar uma repaginada na decoração, muitas vezes é pela sala que a reforma começa. Se esse cômodo possui espaço limitado – e as finanças também estiverem apertadas – ainda existem ótimas saídas. Confira algumas ideias para sala pequena.

Sala Pequena Gastando Pouco: Aposte no Minimalismo

sala pequenaQuanto menor o espaço disponível, mais espaço de circulação você deverá garantir. Isso significa evitar entulhar sua sala com mesinhas, poltronas grandes e outros móveis.

Se a sua sala de estar também é a sala de tevê, um bom sofá e um rack para apoiar a televisão são essenciais. Salas menos apertadas podem colocar uma mesinha de centro no meio.
Salas menores ou com crianças (que precisam se locomover e brincar com mais espaço) devem substituí-la por mesinhas laterais.

Pendure sua tevê na parede e você poderá dispensar o rack, criando ainda mais área de circulação.

Caso você realoque a tevê para outro cômodo, ainda melhor. Você poderá colocar um ou dois pufes, ou poltronas, do lado oposto do sofá. Isso vai promover um espaço ainda mais inclinado para a socialização com visitas.

Repagine seus Móveis

sala pequena 5

Sofá em forma de L e almofadas e manta coloridas

Se você tiver um orçamento um pouco maior, invista num sofá em formato de L. Ele oferece assentos extras ocupando muito menos espaço.

Se não der, repagine o que você já tem. Forre sofás e poltronas com novos tecidos decorativos. Ou, para sair ainda mais em conta, mande fazer capas para eles.

Uma simples manta jogada em cima do sofá já muda o visual. Idem com almofadas novas.

Uma ótima ideia é manter o sofá num tom neutro, como branco, bege, marrom, cinza ou preto, e levantar o astral com almofadas estampadas e coloridas.

Uma cômoda poderá ser pintada ou mesmo forrada com tecidos. Cúpulas de abajur também.

Valorize as Paredes

Identifique a parede principal da sua sala e renove-a. Isso pode acontecer com a instalação de quadros, fotografias, prateleiras altas com livros e objetos, papel de parede ou mesmo uma pintura.

Neste caso, você poderá escolher uma cor bem chamativa – desde que as demais sejam em tons claros. Isso dá personalidade à decoração sem achatar o ambiente.

Um grande espelho também funcionará, dando a impressão de que a sala é maior do que realmente é.

Atenção às Cortinas da Sala Pequena

sala pequenaCortinas não são especialmente caras e podem transformar sua sala pequena.

O ideal é que sejam compridas, pois isso dá a impressão de um pé direito mais alto. Outra dica é que sejam feitas de um tecido mais leve, que deixe a luz entrar no ambiente.
Quanto mais escuro o lugar, menor ele parece.

E é importante que ela dialogue com o restante da decoração. Portanto, capriche na escolha do tom.

Outra sugestão é utilizar trilhos de teto, que podem ser instalados bem próximos à janela. Esses pequenos centímetros de proximidade da cortina com a janela fazem, sim, diferença no aproveitamento da área pequena.