Rolos Texturizados Decorativos: Como Usar

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/rolos-texturizados-decorativos/ Escrito por

Atualmente um dos artifícios mais em alta na criação de efeitos mais marcantes na hora da pintura é o rolo texturizado. Trata-se de rolos de pintura semelhantes aos comuns, mas, ao invés da espuma, ele é revestido de uma borracha com alto-relevos que produzem padrões que “estampam” a superfície. Veja a seguir como usá-los na decoração.

Os relevos são idênticos a  carimbos e os desenhos vão sendo transferidos para a parede conforme você desliza o rolo com a tinta da cor escolhida.

Escolhendo um Rolo Texturizado

Antigamente era preciso procurar por rolos importados. Mas atualmente a indústria já fornece versões nacionais que não deixam nada a dever em qualidade e criatividade dos padrões.

Lojas de material de construção ou até mesmo de artesanato e bricolagem devem fornecer um catálogo com o efeito de cada rolo de textura. Afinal, é importante visualizar exatamente como sua parede será estampada.

Tinta acrílica é a melhor opção para este tipo de pintura.

Como Usar Rolos Texturizados

Coloque o mínimo de tinta na bandeja e deixe o rolo escorrer depois de passá-lo ali. Quanto mais enxuto estiver o rolo, melhor a definição do desenho na hora de estampar a parede. E menores as chances de escorrer ou respingar.

rolo texturizadoExistem, também, modelos que vêm com dois rolos. O de borracha, que vai criar o padrão na parede. E outro de espuma, que absorve a tinta e a transfere para o de borracha através de contato direto.

É importante ter bastante coordenação e firmeza na hora de aplicar o rolo texturizado. O sentido deve ser sempre o mesmo desde o começo.

O rolo só deverá ser passado uma vez, no máximo duas. Nada de ir e voltar indiscriminadamente, como uma pintura normal.

Se da segunda vez o relevo do rolo não passar exatamente por onde passou na primeira, correrá o risco de “borrar” o desenho, como uma foto desfocada.

A textura não precisa ser aplicada necessariamente sobre uma parede branca. No entanto, se quiser usar o rolo sobre superfície colorida, assegure-se de que a cor empregada na textura não irá mudar sobre outra cor.

O ideal é fazer um teste numa pequena área antes de executar o trabalho final, pra valer.

Dica: o ambiente ganha mais destaque se apenas uma parede for texturizada.

Rolo de Textura sobre Massa Fresca

Outra forma criativa de utilizar um rolo de textura é sobre uma superfície com massa acrílica fresca.

Neste caso o rolo vai criar sulcos na massa e modificar a superfície, ao invés de simplesmente pintá-la.

Umedeça a massa fresca com a ajuda de um pincel. Mergulhe o rolo numa bandeja de pintura cheia d´água e finalmente passe-o sobre a massa, criando sulcos na forma da textura escolhida.

O efeito varia de acordo com a quantidade de massa usada e na pressão feita com o rolo. Espere 24 horas para a massa secar. Em seguida, utilize uma lixa número 150 e esfregue de leve sobre a massa texturizada, removendo asperezas.

Espane a poeira da superfície lixada com um pincel seco e aplique uma camada de gel para texturas. Se quiser dar brilho à superfície, passe liquibrilho sobre ela.

Você também pode pintar a superfície sulcada, mas o ideal é utilizar uma massa colorida: a cor é mais homogênea e não haverá o risco de descascar. O rolo texturizado também pode ser utilizado sobre superfícies de gesso.

Como Fazer um Rolo Texturizado em Casa

rolo texturizado barbante

Rolo texturizado com barbante

Se você tiver dificuldade em encontrar rolos para texturas ou quiser economizar na compra de um deles, poderá fazer um com uma folha de EVA.

Basta retirar a espuma de um rolo comum e prender nele o EVA com recortes em forma de padrões que você mesmo pode criar.

Você também pode substituir o EVA por uma renda, barbante ou até mesmo plástico bolha.

Se não tiver um rolo de pintura por perto e bater aquela preguiça de ir até a loja de material de construção, use um rolo de macarrão no lugar.

Há quem use espigas de milho para simular pontinhos da pele da onça nas superfícies!

Outros Usos do Rolo para Texturas

plástico bolha

Rolo criado com plástico bolha.

 

 

Não são apenas as paredes que podem ser decoradas com rolos texturizados.

Os criativos também os utilizam para enfeitar papéis de presente, estampar tecidos e até mesmo criar arte em telas.

É só dispor da tinta adequada para cada proposta.

Rolos Texturizados: Onde Encontrar

Você pode encontrar grande variedade de rolos texturizados nas lojas Leroy Merlin, Casa Show, AliExpress e nas internacionais Etsy e The Painted House.