Por mais resistentes que sejam, alguns móveis da área externa ainda podem apresentar sinais de desgaste. Mas não é por isso que você precisa jogá-los fora. Em nome da sustentabilidade e das suas finanças aprenda a restaurá-los – sejam de madeira, ferro, alumínio ou mesmo plástico. De quebra você ainda revitaliza o visual da sua varanda, terraço, pátio, churrasqueira ou piscina.
Como limpar e restaurar móveis de madeira que estão na área externa
Com o devido tratamento madeira pode, sim, ser o seu material de escolha para os móveis do jardim. Contudo é possível que, com o passar dos anos, a proteção se desgaste e ela adquira tons acizentados e textura ressecada.
Preparando a madeira para o produto de proteção
Esfregue o móvel com um escovão denso com cerdas de animais. Retire o excesso de poeira, terra e possíveis teias de aranha que podem ter surgido. Se estiver com lascas ou rachaduras você pode escolher passar uma massa para fechá-las e nivelá-las. Mas isto é opcional.
Lixe a superfície da madeira. Pode ser uma com grana em 180. Caso o móvel apresente restos de tinta, use uma lixa mais potente (com menos granas), de modo a remover tudo. Passe um pano seco para remover totalmente as partículas geradas pela ação da lixa.
A madeira deverá estar bem seca para receber a primeira camada de verniz (no mínimo 70%) ou o stain (no mínio 80%).
Verniz ou stain?
Para áreas externas o ideal é proteger a madeira com verniz, de preferência com fator de proteção solar (FPS) duplo ou triplo. Contudo vale lembrar que quanto maior o fator de proteção, mais escura a madeira deverá ficar. Se não quiser que isso ocorra utilize verniz marítimo. Em qualquer caso jamais utilize seladora.
Uma alternativa ao vrniz é o stain. Trata-se de um impregnante (ou seja, penetra nos veios da madeira) que protege as superfícies contra a umidade, sol e fungos. Em algumas versões possui ação inseticida para a proteção contra pragas como o cupim, brocas e outras.
Em comparação com o verniz, ele forma uma película bem fina que não descasca com o tempo e não trinca com a ação prolongada do sol e das chuvas. Afinal, ele penetra nas fibras e acompanha os movimentos da madeira.
Saiba muito mais neste link.
Saiba restaurar móveis de ferro forjado para uma área externa renovada
Mesas, cadeiras, bancos… móveis de ferro forjado são encantadores em áreas externas. Nada mais clássico. A notícia chata é que pode acabar sofrendo com a ferrugem – sem contar com o aspecto desbotado. Mas mesmo assim tem jeito.
Comece lixando bem seu móvel. Em caso de ferrugem utilize lixa 60, 80 ou 100 para removê-la. Se ainda assim for difícil aplique vinagre branco e deixe agir até perceber que a ferrugem está cedendo. Use papel laminado para remover; jamais palha de aço, solventes ou saponáceos.
Passe um pano seco macio para remover as partículas liberadas pela lixa. Atenção: nenhum desses processos deve ser realizado sob o sol.
Para proteger seus móveis aplique uma camada de tinta esmalte. Ela pode ser incolor ou colorida – o que é fantástico para dar um toque inovador à decoração externa. Outras opções incluem sprays e soluções que promovem a galvanização à frio e o revestimento epóxi.
Vale lembrar que móveis que possuem peças de metal, tais como dobradiças, puxadores e fechaduras, também podem ser restaurados dessa forma. Neste caso vale a pena fazer uma manutenção periódica dessas partes com produtos lubrificantes especiais.
Recuperando móveis feitos de vime, ratan, junco
Atualmente vários móveis criados especialmente para a área externa são feitos de vime sintético. O que faz deles muito mais resistentes às intempéries do que sua versão natural. Mesmo assim dá para renovar estas peças orgânicas.
Comece retirando almofadas e acentos. Depois limpe bem todo o móvel utilizando uma escova de cerdas bem macias. Elas conseguirão penetrar nas reentrâncias do vime e remover a poeira mais escondida.
Se isso não for suficiente use uma esponja macia úmida ou mesmo um aspirador de pó. De qualquer modo vale a pena adicionar 2 colheres de sopa de detergente num balde com água morna e lavar os móveis. Deixe secar naturalmente por dois dias.
Móveis de vime podem apresentar manchinhas. Se for o caso passe uma mistura de água e amonia, enxágue com água morna e aguarde secar. Isso pode levar até 2 dias.
Caso exista fios de vime danificados remova-o inteiro. Se puder substitua-o por outro. Outra saída é passar um pouquinho de massa reparadora específica para o material.
Para melhorar o aspecto de um móvel de vime pintado – muitos são brancos – use primer transparente e, quando secar, pinte de branco com tinta em spray. Mas se quiser remover a pintura original use um bom produto descascador. Deixe secar por até 2 dias e decida se deseja usar uma nova cor.
Como restaurar móveis de plástico da área externa
A lado ótimo de móveis para área externa feitos de plástico é que eles são à prova d’água e mais baratos. Contudo com o passar do tempo – e das intempéries – eles podem, sim, ficarem descoloridos e ressecados.
Para prolongar sua vida útil sempre guarde o móvel de plástico num lugar coberto quando não estiver sendo usado. Além disso cubra-o com um lençol para evitar o acúmulo exagerado de poeira e o desbotamento.
O jeito certo de limpá-lo é lavando-o com uma esponja e sabão neutro, enxaguando com água morna. Se estiver encardido demais borrife-o com uma mistura de água, vinagre branco, detergente neutro e bicarbonato de sódio. Remova após alguns minutos com um pano levemente úmido.
Aposte em ceras próprias para a proteção de plástico. Espalhe-a sem exageros por todo o móvel e repita a operação conforme as instruções do rótulo.