Conta acima da média – Passo-a-passo da reclamação

PROTOCOLO: O primeiro passo é o consumidor reclamar assim que receber a conta que ele considere muito alta.
Essa queixa pode ser feita pelo 0800, e o cliente deve anotar o protocolo da reclamação.

INSTALAÇÕES: O segundo passo é o próprio consumidor averiguar se há problema nas instalações internas (fio desencapado, instalações elétricas em mau estado de conservação ou até equipamentos e/ou eletrodomésticos com defeito ou em más condições). Todos esses fatores podem elevar a conta.

CONTA: Enquanto estiver contestando uma conta, o consumidor pode não pagá-la e não terá a energia cortada.
No entanto, se terminada a verificação, a empresa disser que a leitura está certa, o consumidor terá que pagar a conta vencida com juros.

INSTRUMENTOS: O problema pode estar em algum erro de leitura ou no equipamento de medição.
Nesse caso, o consumidor pode acompanhar a leitura, pois, pelo Código de Defesa do Consumidor, ele tem direito à informação.

JUSTIÇA: Se o consumidor e a empresa chegarem a um impasse sobre a leitura correta do medidor, a saída é entrar na Justiça e pedir a avaliação de um órgão independente.

 Teste de fuga de energia

As principais causas de “fuga de corrente” são: emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastadas pelo tempo.
Pode ser provocada ainda por eletrodomésticos defeituosos.

Para localizar esse defeito, basta proceder do seguinte modo: Na instalação elétrica: Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes.

Verifique se o disco do medidor continua girando. Se continuar e der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir “fuga de corrente”.

No caso de “fuga de corrente”, a causa pode ser defeito na instalação elétrica ou problema no medidor, pois os aparelhos devem estar todos desligados.

Verifique se o disco do medidor pára de funcionar. Então, o defeito é da instalação elétrica. Nesse caso, o melhor que você tem a fazer é consultar um eletricista de sua confiança.

No caso do medidor continuar funcionando, o defeito poderá ser do próprio medidor.

Depois de testar a instalação elétrica e o medidor, verificando que estão perfeitos, faça o mesmo com os seus eletrodomésticos: Aparelhos eletrodomésticos:

Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou fusível), mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes.

Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. O teste pode ser feito com a geladeira, o rádio-relógio, o videocassete ou qualquer outro aparelho automático que se liga sozinho e que deve ser desligado da tomada na hora do teste.

Verifique o disco do medidor de energia elétrica. Se ele começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico ou a tomada está com algum defeito. Conecte outro eletrodoméstico na mesma tomada, porém sem ligá-lo, e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar.

Caso continue, o defeito está na tomada.

Há ainda a possibilidade de os dois aparelhos estarem com defeito. Para confirmar, teste-o em outra tomada.

fonte:Eletropaulo