TUBULAÇÃO HIDRAULICA: Redução de medidas

Escrito por

Tenho uma bomba ejetora de 1/2cv e preciso reduzir o diâmetro da tubulação, é correto, e se for como faço?

Não é correto diminuir o diâmetro (bitola) da tubulação de sucção (tubulação ligada ao poço) ou de recalque (tubulação que abastece o reservatório superior) de uma motobomba, pois, este procedimento pode afetar o rendimento da bomba d’água em relação ao seu dimensionamento.

Você deve sempre utilizar tubulação com o diâmetro igual ou superior ao diâmetro de conexão da bomba d’água.

O diâmetro mínimo de tubulação para o modelo de bomba é sempre indicado no catálogo do fabricante, assim como o diâmetro máximo da tubulação também é especificado no catálogo.

Use a redução excêntrica

redução excentrica - tubulação

Deenho de redução excentrica. Fonte: Val Aço

Você pode visualizar o que foi mencionado acima observando a figura abaixo:

Observe que na sucção da bomba há uma redução excêntrica (conexão que permite a interconexão de conexões com o diâmetro superior a ela).

OBS: há um limite para elevar este diâmetro da sucção, isso está estabelecido no catálogo do fabricante.

bomba e encanamentoNo caso da sua instalação, trata-se de uma motobomba ejetora, porém mesmo se tratando de uma bomba ejetora, o conceito é o mesmo que em relação à bomba centrífuga, ou seja, não se deve utilizar tubulações com diâmetros menores que o especificado no catálogo do fabricante.

Além disso, deve-se ter um cuidado ainda maior em relação ao aumentar o diâmetro da tubulação de sucção e recalque, pois, na bomba ejetora trata-se de uma bomba que possui duas tubulações em sua linha de sucção, porém cada uma com sua função, uma para sucção e outra para retorno.

Na verdade, a escolha de qual o diâmetro de tubulação deve ser usado não depende do usuário e sim das características da instalação.

Ou seja, a altura, a distância entre o reservatório e o poço, a profundidade do poço, a quantidade de água que se quer bombear por um tempo determinado e outros aspectos que se deve levar em consideração.

Cada fabricante possui seu manual técnico para dimensionamento de uma motobomba.

Esperamos ter ajudado.

 

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Danndalf