Ralos com Design: Calhas e Grelhas

Escrito por

O ralo é essencial para escoar a água de locais como banheiros, cozinhas, áreas de serviço, jardins, terraços, piscinas e saunas – isso sem contar com a própria indústria. No entanto, muitas vezes apenas sua estrutura funcional é valorizada. Saiba como unir aspectos técnicos do ralo com a estética das grelhas.

O ralo é composto por uma caixa receptora da água e uma tampa, também conhecida como calha ou grelha. Aprenda a seguir como melhor integrar seu tipo de ralo com o design diversificado dos metais.

Tipos de Ralos

Existem dois tipos de ralos: os sifonados e os secos.

ralo douradoOs sifonados possuem uma tubulação em formato curvo, que retém as águas que foram usadas. Assim, elas vedam os gases produzidos pela caixa de gordura ou esgoto, impedindo-os de voltar ao ambiente e levar mau cheiro.
Já nos ralos secos, as águas escoam livremente pela tubulação. Os odores retornam ao ambiente.

Os ralos também variam em materiais, dimensões e formatos. As grelhas e estruturas internas podem ser feitas em polipropileno, plástico, ABS, alumínio, ferro fundido ou bronze. Os inox são os mais resistentes. Para áreas externas, o ferro fundido é bastante indicado.

As dimensões mais usadas são 10x10cm, 15x15cm ou 20x20cm.

Melhores Modelos de Ralos para Cada Caso

As tampas dos ralos podem ser vazadas, com diferentes recortes. Ou cegas, fechadas, mas permitindo a passagem da água junto a suas bordas.

ralo click

Ralo click

O modelo mais comum é o com grelha rotativa. Ele pode ser quadrado ou redondo. Sua tampa, vazada, pode girar e tampar os orifícios, impedindo a passagem da água – e também de possíveis odores oriundos do esgoto.

Uma variação moderna do ralo giratório é o ralo click. Com a pressão de uma pisada ele poderá vedar o orifício, impedindo a drenagem, ou abri-lo.

ralo invisível

Ralo invisível

Existem, também, ralos com grelha fixa, sem fechamento, que sempre escoarão a água. Eles são ideais para áreas externas. Afinal, nunca é uma boa ideia impedir a drenagem da água da chuva, por exemplo.

Atualmente tanto o ralo estático como o click podem ser invisíveis, ou cegos. Ou seja: suas tampas podem receber o mesmo revestimento do piso aonde o ralo está localizado, camuflando-se.

Ralo Linear

Outro modelo de ralo que também pode ter grelhas ou ser invisível é o chamado linear. Trata-se de um formato retangular bem comprido, muito comum em áreas externas – principalmente junto a meio-fios ou em bases de ladeiras e rampas.

ralo linearEle é capaz de drenar muito mais água. E atualmente ele também tem sido usado dentro de casa.

Como é alongado, tende a entupir muito mais lentamente. Outra vantagem é que não é preciso mirar o jato d´água sobre ele, como no caso dos ralos quadrados.

Eles são ideais para boxes grandes e para locais que frequentemente são lavados com água, como áreas de serviço e garagens.
Também são recomendados para o ponto aonde a varanda de casa encontra o vidro que a separa do interior, barrando a água da chuva.

Aonde Instalar o Ralo

grelha linearUm detalhe é essencial na hora de projetar o local aonde o ralo será instalado: o ponto de menor circulação de pessoas. Isso porque, embora estejam no piso, ralos podem ser desconfortáveis para os pés ou mesmo causar pequenos tropeços.
Além disso, dependendo do material do qual é feito, poderá se desgastar com maior rapidez.

Assim, a inclinação do chão deverá convergir para esse ponto.

Se o piso empregado para um espaço pequeno for de dimensões maiores, como 45x45cm ou 60x60cm, a inclinação para um ralo de 15cmx15cm será mais difícil de realizar. Isso porque uma única peça do revestimento não terá articulações para fazer o caimento perfeito.

Nesses casos a saída será o emprego de um ralo linear junto ao canto de uma parede. Assim a peça poderá se inclinar num único sentido.