Quarto do Idoso: Como Montar Um

Escrito por

O quarto do idoso possui características muito particulares. Elas visam principalmente a segurança, a praticidade e o conforto do habitante. Afinal, muitos deles passam a maior parte do tempo ali, descansando, vendo tevê e às vezes até mesmo fazendo suas refeições. Confira a seguir tudo o que você precisa saber para planejar um quarto ideal para pessoas mais velhas. 

Localização e Projeto do Quarto do Idoso

Se o idoso mora numa casa com mais de um andar é imprescindível que seu quarto esteja localizado no andar térreo. Ali também deverá existir um banheiro de fácil acesso.

quarto do idosoO ideal seria que o quarto fosse uma suíte. Assim ele teria acesso imediato ao banheiro com mais privacidade. Se possível uma pequena copa para realizar pequenas refeições

A vista para uma paisagem calma e bonita também é desejável, pois proporciona conforto psicológico. A janela deverá facilitar a entrada da iluminação natural e boa ventilação.

Deverá ser leve. Ou de correr ou que abre para dentro, para evitar que o idoso precise se esticar para fora na hora de fechá-la.
Aliás, o foco quando pensamos em decorar um ambiente para o idoso é a segurança aliada ao conforto.

A porta do quarto precisa ter um mínimo de  80cm de largura. Se for de 90cm, ainda melhor. A maçaneta deve ser linear, de alavanca, pois facilita a abertura da porta. Evite modelos arredondados.).

Móveis e Circulação

Se o quarto não tiver banheiro, garanta que o caminho entre ambos seja livre e bem iluminada. Uma boa ideia é utilizar iluminação automática com sensores.

A cama deve ter uma cabeceira, de modo que o idoso possa se encostar. Deve ter altura suficiente para que, ao sentar na beira, seus pés toquem o chão. As medidas variam entre 45 e 65cm, dependendo da altura do idoso.

Escolha um colchão com densidade adequada ao seu corpo, de preferência de casal. Utilize uma capa impermeável e lavável para o colchão. Isso evitará queo possíveis vazamentos de urina ou suor o contaminem.

quarto do idosoEm geral os móveis devem ter quinas arredondadas. De preferência presos ao chão, para continuar no lugar caso o idoso se apoie neles.

Armários deverão possuir iluminação interna para o idoso encontrar seus pertences com mais facilidade. Os cabideiros precisam ser baixos e as gavetas devem ter trava de segurança e corrediças eficientes.

Uma poltrona adequada às necessidades da 3a idade, é uma boa ideia. Poderá ajudar o idoso a vestir meias e calçados. Deverá ter espaldo alto e braços macios.

A mesinha de cabeceira deverá ter um telefone com números grandes. O mesmo com um relógio digital. Uma campainha de emergência também deve estar sempre à mão.

Controles remotos para a tevê e para o ar condicionado podem ficar numa gaveta. Um interruptor bem perto da cabeceira da cama é excelente para que o idoso acenda as luzes sem precisar circular no escuro.

Decoração do Quarto do Idoso

Evite criar um ambiente parecido com um quarto de hospital. Tente personalizar e humanizar o espaço ao máximo.

quarto do idosoUma ótima dica é utilizar persianas ao invés de cortinas. Estas acumulam mais poeira. Películas solares também ajudam no conforto térmico do quarto.

Escolha abajures com rebatedor ou lâmpadas antiofuscantes, como as leitosas.

As tomadas devem estar entre 40cm e 1m do piso, segundo a NBR 9050 – norma brasileira de acessbilidade. Isso evita um maior esfoço e risco de acidentes.

Prefira arandelas ao invés de abajures. Isso economiza espaço.

Dispense os tapetes. Eles podem ser escorregadios e causar tropeços. Se o idoso exigir um, que ele seja grande, pesado e com fitas antiderrapantes no verso.

Nas paredes, utilize cores mais claras, com um toque estimulante de um tom mais vibrante para alegrar o espaço.