Quarto Compartilhado com o Bebê

Escrito por

O bebê está chegando e você decidiu que o fabuloso quartinho do pequeno também comportará uma cama de solteiro para um dos pais ou uma babá dormir com ele. Outro caso: o casal simplesmente prefere que o bebê fique instalado no quarto deles nos primeiros meses. Como organizar e decorar esses espaços? Confira nossas sugestões a seguir.

Seja por conta do aconchego, do conforto dos cuidadores ou por falta de espaço, o compartilhamento de um quarto com o bebê exige algumas adaptações.

O mais importante é saber qual cômodo é mais adequado para ser compartilhado – se o quarto do casal ou o do bebê. Idealmente, o mais indicado é o ambiente mais espaçoso.

No caso do quarto do bebê, é essencial que exista um lugar para a cama de casal além do berço, do armário e do trocador. Se ficar apertado demais, dê preferência ao quarto dos pais.

Em geral o quarto do casal é mesmo o mais espaçoso da casa. Quanto maior ele for, mais favorável será a organização e decoração dessa área compartilhada.

Casal: Quarto Compartilhado com o Bebê

quarto compartilhado casal bebe 2Se a melhor saída é montar um cantinho do bebê no quarto dos pais, as medidas do espaço são chave. Quanto mais amplo for o cômodo, mais favorável. Assim ninguém se aperta.

Neste caso, a grande pedida é acomodar o berço e o trocador num lugar um pouco mais afastado da cama dos pais. Você poderá delimitar os espaços usando um cobogó, uma uma estante ou mesmo uma simples cortina fininha.

Evite fechar essa divisão com painéis inteiriços: eles evitam que você visualize o bebê de longe. Além disso, o cômodo vai parecer mais apertado e a ventilação fica menos fluida.

É importante que essas divisórias não estejam próximas demais do berço. Isso abrirá circulação mais ampla ao redor dele. Não acomode o berço embaixo de uma janela. A luz direta não favorece o relaxamento do bebê. Se for o caso, coloque a cama do casal ali.

Mesmo que o quarto do casal já disponha de um carpete, outra forma de delimitar o espaço e colocar um tapete ao lado do berço.

Quarto do Casal Pequeno e Compartilhado com Bebê

quarto compartilhado casal bebeSe o quarto do casal for mais apertado, é importante remover algum móvel. Você precisa mesmo do seu criado mudo? Ou será que as roupinhas do bebê não podem ficar num canto do seu closet?

O próprio trocador do seu filho poderá ser substituído pela cama do casal, que é espaçosa e segura para trocar fraldas e vestir o pequeno. Já a cadeira de balanço pode ficar na sala de estar.

Se esse for o caso, aproveite para criar um ponto especialmente adaptado para os momentos da amamentação, com luz suave e longe de barulho.

Estoque fraldas e outros utensílios no espaço existente sob o berço. Algodão, lenços umedecidos, remédios e outros itens importantes que devem estar sempre à mão podem ficar acomodados numa sapateira de pendurar.

Mas atenção: se você tiver gêmeos, o ideal é que toda a estrutura seja montada no próprio quarto dos bebês, e não do casal.

Quarto do Bebê Compartilhado com Cama de Solteiro

quarto compartilhado bebe solteiroSe o quartinho do seu filho comporta uma cama de solteiro, ótimo. Isso favorece os pais que desejam acostumar a criança no próprio espaço dela, mas sem perdê-la de vista durante a noite.

Coloque a cama perto da janela. Não é bom posicionar o berço ou o trocador ali, já que o sol direto pode ser agressivo demais para a criança. Sem contar que a luminosidade excessiva atrapalha o sono do bebê.

Um cômodo exclusivo só para seu filho terá espaço suficiente para que tudo o que diga respeito a ele fique guardado lá. Para aumentar as opções de espaço útil, adquira uma cama com gaveteiros ou uma cama box com baú.

Ali é possível armazenar roupa de cama, brinquedos e pacotes de fraldas.