A luz natural que incide no ambiente construído é composta basicamente pela luz direta do sol e luz difundida na atmosfera (abóbada celeste). O primeiro passo no desenvolvimento do projeto de sistemas de iluminação natural consiste no conhecimento da disponibilidade de luz proporcionada por estas fontes. Saiba mais a seguir.

Importância da Luz Natural

iluminacao-zenital-quartoA disponibilidade de luz natural é a quantidade de luz em um determinado local. Tudo em função de suas características geográficas e climáticas, que se pode dispor por um certo período de tempo.

Dados e técnicas para a estimativa das condições de disponibilidade de luz natural são importantes para a avaliação do desempenho final de um projeto. Isso vai proporcionar melhor conforto visual e consumo de energia.

Isto refere-se à maneira como varia a quantidade de luz durante o dia e épocas do ano. Quanto dura essa iluminação ao longo do dia e os motivos pelos quais as localidades dispõe de mais ou menos luz face aos parâmetros que influem no cálculo da disponibilidade da luz natural.

Esse cálculo inclui dados relativos à posição do sol; as épocas da determinação, como o dia e o mês do ano; latitude e longitude geográficas; e tipo do céu.

Luz Natural Admitida no Interior das Edificações

azulejos salaA luz natural admitida no interior das edificações consiste em luz proveniente diretamente do sol; luz difundida na atmosfera (abóbada celeste) e luz refletida no entorno.

A magnitude e distribuição da luz no ambiente interno depende de um conjunto de variáveis. Disponibilidade da luz natural (quantidade e distribuição variáveis com relação às condições atmosféricas locais), de obstruções externas e tamanho.

Também influencia a orientação, posição e detalhes de projeto das aberturas, das características óticas dos envidraçados, do tamanho e geometria do ambiente e das refletividades das superfícies internas.

Um bom projeto de iluminação natural tira proveito e controla a luz disponível, maximizando suas vantagens e reduzindo suas desvantagens. As decisões mais críticas, a este respeito, são tomadas nas etapas iniciais de projeto.

Na definição de uma prioridade em termos de exposição à luz natural, valores de iluminâncias e distribuição necessárias para as atividades em cada ambiente devem ser estabelecidas.

Em alguns ambientes a iluminação uniforme é mais recomendada. Em outros é desejável uma maior variação.

Em ambientes nos quais os usuários ocupam posições fixas, o critério deve ser diferente daqueles onde as pessoas podem mover-se livremente na direção das aberturas ou para longe delas.

Incidência de Luz Externa

Consideração dos vários caminhos através dos quais a luz natural pode alcançar um ponto no interior de uma edificação. Distinguem-se três caminhos básicos resultantes da divisão do fluxo luminoso admitido em três componentes:

  • CC – Componente do Céu; luz que alcança um ponto do ambiente interno proveniente diretamente do céu;
  • CRE – Componente Refletida Externa: luz que alcança um ponto do ambiente interno após ter refletido em uma superfície externa; e
  • CRI – Componente Refletida Interna: luz que alcança um ponto do ambiente interno somente após ter sofrido uma ou mais reflexões nas superfícies internas.