Problemas Comuns em Piscinas de Fibra

Escrito por

Piscinas de fibra de vidro são muito populares. Seus preços são relativamente acessíveis, elas são duráveis e requerem fácil manutenção. Ainda assim problemas podem ocorrer. Veja quais são eles, como evitá-los e resolvê-los.

Apesar de resistentes, piscinas de fibra de vidro podem eventualmente apresentar alguns problemas como manchas, rachaduras, bolhas e outros.

Saiba o que fazer nesses e em outros casos.

Manchas em Piscinas de Fibra de Vidro

piscina de fibra de vidroObjetos metálicos, se deixados por muito tempo no mesmo lugar, são os grandes vilões das manchas em piscinas de fibra de vidro.

Moedas, tampinhas de garrafas, grampos de cabelo e outros itens possuem moléculas que reagem com a camada externa da piscina e acabam provocando manchas de ferrugem.

A principal causa de manchas no material de revestimento da piscina de fibra são objetos estranhos que, quando caem dentro da piscina e deixados ali por muito tempo, acabam “reagindo” com a camada mais externa da fibra. Isso causa manchas bem difíceis de serem removidas.
Objetos orgânicos como folhas e galhos também podem causar manchas.

O segredo é sempre ficar de olho para retirar tudo isso da piscina assim que avistados. Cata-folhas são realmente indispensáveis.

Piscinas de Fibra Podem Sofrer Descoloração

Atenção: o excesso de cloro pode promover o desbotamento da sua piscina de fibra de vidro, deixando-a com aspecto desgastado e envelhecido.
Com a incidência do sol, a piscina perdem seu tom azul e fica opaca.

Para evitar, use cloro granulado num balde de plástico, bem misturado. Assim é mais fácil certificar-se de que não há partículas não dissolvidas que poderiam se depositar no fundo e promover a descoloração.

Rachaduras na Piscina de Fibra de Vidro: Atenção Máxima

piscina de fibra de vidroRachaduras são o tipo do problema que você não quer que ocorra com a sua piscina de fibra de vidro. Em geral, quando acontecem, elas correm grande risco de serem completamente inutilizadas, levando o dono à compra de uma nova.

Aqui, tudo gira em torno da prevenção: é fundamental que o terreno no entorno da piscina esteja bem estável. Caso contrário, sua movimentação trincará a fibra de vidro, causando fissuras sérias.

Portanto, contrate um engenheiro ou empreiteira para analisar o terreno. Isso poderá economizar bastante dinheiro – e dor de cabeça – no futuro.

Instalá-la sobre pedras também pode ser desastroso.

No entanto, dependendo da rachadura, é viável consertá-la.

Compre sua piscina de um fornecedor confiável, pois equipamentos de má qualidade são menos resistentes. A aplicação incorreta do gel e uma instalação malfeita também são riscos.

Bolhas no Revestimento das Piscinas de Fibra

Basicamente, as bolhas formadas no revestimento da piscina se devem a um material de má qualidade. Verifique bem na hora de comprar e na entrega. São defeitos de fabricação, exija garantias contra elas.

Prefira, ainda, piscinas que já vem com revestimento químico (barreira química).