Sistema de Aquecimento Boiler

Certificar que o sistema de aquecimento é própio para uso com alta pressão;

No sistema de aquecimento por Acumulação (Boiler), elétrico, solar ou a gás,é obrigatório o uso de válvula de segurança conforme espeficicação do fabricante do aquecedor e não deverá existir nenhum tipo de dreno ou respiro.
Caso já exista, este deverá ser fechado, pois caso permaneça aberto funcionará como um ponto de consumo, não permitindo que o pressurizador se desligue.

A condição ideal prevê a pressurização dos ramais de água fria e de água quente com o mesmo equipamento para se evitar a formação de “fluxo preferencial” do ramal pressurizado em relação ao não pressurizado.

No sistema de aquecimento por passagem o pressurizador poderá ser instalado na entrada do aquecedor, assim pressurizando apenas a linha de água quente.
Neste caso deverá ser utilizado o modelo RP 18.

O Pressurizador Rowa trabalha com temperatura de água de até 50°C portanto deverá obrigatoriamente ser instalado sempre antes do sistema de aquecimento.

Instalação (exemplos):

A instalação do Pressurizador deverá ser executada por profissional competente.
A instalação é fácil e bastante simples, pois o equipamento é compacto, de tamanho reduzido e vem totalmente montado, bastando instalá-lo na tubulação hidráulica e conectá-loà rede elétrica.

Obs: Em certos equipamentos, o tanque de pressão vem separado, bastando conectá-lo ao equipamento.

Para facilitar ainda mais sua instalação acompanham os registros de esfera com união da entrada e da saída e a válvula de retenção de instalação obrigatória.(marca Rowapress)

Pressurizador de água  instalacao

Pressurizador de água a instalacao do pressurizador

Locais sujeitos à falta d´água !

Para o perfeito funcionamento do equipamento pressurizador (ligar/desligar automáticamente) é necessário que as tubulações pressurizadas e de alimentação estejam sempre completas com água.

Por isso, no caso de falta d´água, o equipamento permanecerá ligado, mesmo com todos os pontos de consumo fechados, o que poderá acarretar superaquecimento das tubulações e conexões de PVC próximos à entrada ou à saída do presurizador e consequentes vazamentos.

Neste caso é obrigatório seguir as duas recomendações siguentes :

– Controlador de Nível de Bóia : Para estes casos é obrigatória a instalação de Controlador Automático de Nível na caixa d´água ou tanque cisterna, deste modo cortando o fornecimento de energia para o equipamento no caso de falta d´água.

– Tubulações de PVC : As tubulações normalmente utilizadas são de PVC.
Nestes casos, uma medida de segurança indicada para instalações sujeitas à falta d´água é que seja colocado cerca de 100cm de tubulação de cobre na entrada e na saída do pressurizador, assim como as conexões e niples desta secção devem ser de cobre ou latão.

– Local de instalação : O local de instalação do Pressurizador deve ser sobre uma superfície impermeável, com drenagem externa, a fim de evitar problemas em eventual vazamento nas conexões.
Como se trata de equipamento elétrico deverá ser instalado em local coberto de forma a proteger contra chuva, respingos ou gotejamentos.

Pressurizador de água  – Proteção do equipamento:

Pressurizador de água a localizacao do pressurizador

 

A proteção do equipamento deverá possibilitar a ventilação do mesmo, no sentido de evitar condensações.

A proteção  deve ser construída com engradamento para evitar condensação de ar sobre o equipamento .