Pressão da Água: Desnível entre Caixa D’Água e Chuveiro

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/pressao-dagua/ Escrito por

Na maioria dos casos a falta de pressão da água em torneiras, chuveiros e vaso sanitário ocorre porque a caixa d´água é instalada muito próxima dos pontos de utilização. A distância mínima entre eles é essencial: o reservatório precisa estar num ponto elevado para que a água adquira pressão por meio da gravidade. Aprenda como utilizar melhor o desnível entre a caixa d’água (laje) e chuveiro para assim obter mais força na saída.

Entendendo Pressão e Vazão da Água

Pressão­ é a força exercida por um líquido em um determinado ponto. Vazão ­ é o volume de determinado líquido que passa por um ponto em uma unidade de tempo.

É bem claro que se houver um problema de pressão, há também um problema de vazão.

Quando se tem um problema de falta de pressão de água em algum ponto de fornecimento (peça de utilização), é necessário avaliar as diversas possibilidades de resolvê-lo sem que afete as normas vigentes do sistema de instalações prediais.

Para o chuveiro pede-se que a distância entre o nível mais baixo do reservatório e o chuveiro seja de, no mínimo, 1,5 metro. .

Pressão da Água: O Que Fazer e Não Fazer

Não é aconselhável como primeira opção aumentar o diâmetro da tubulação que sai do reservatório(barrilete). Afinal, a tubulação é dimensionada de acordo com os pontos de fornecimento (peças de utilização).

É preciso levar em conta a altura do reservatório não resolverá todo o problema. É necessário aumentar a coluna d’água. Ou seja, elevar a altura entre o reservatório e os pontos de fornecimento de água. Assim a pressão aumenta e conseqüentemente a vazão também será maior.

Vale lembrar que uma caixa d’água maior não aumenta a pressão de água no sistema. A caixa d’água maior vai, sim, garantir um fornecimento de água mais longevo em caso de desabastecimento em sua região.