Portas que Rangem: Como Solucionar

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/portas-que-rangem/ Escrito por

Nada mais chato do que o ruído do ranger de uma porta. Ele é irritante e atrapalha a atenção de quem está por perto. Saiba a seguir como corrigir esse problema.

O barulho das dobradiças incomoda tanto quem está estudando, dormindo, quanto quem não quer importunar ninguém. Geralmente portas rangem porque as dobradiças estão sujas, ressecadas ou enferrujadas.

Também é possível que a própria porta esteja empenada, muito comum quando são ocas.

A boa notícia é que esse problema possui algumas soluções. Conheça algumas delas.

Identificando a Causa do Ranger da Dobradiça

O ideal é identificar o que está causando o ruído da porta. Se as dobradiças estiverem sujas, basta retira o pino, limpá-las bem com uma flanela e aplicar um pouco de óleo.

Caso estejam ressecadas, apenas a aplicação de óleo será suficiente.

Se o problema for ferrugem, será necessário retirar o pino, passar lixa fina sobre toda a dobradiça (com cuidado, para não arranhá-la), lubrificar as peças com um pouco de óleo e reencaixar o pino.

Também é possível que as dobradiças estejam rangendo porque estão sob pressão de uma porta empenada. Daí a solução é mesmo trocar a porta.

Dobradiças Ruidosas: Retirando o Pino

dobradiçaComo vimos, a retirada do pino da dobradiça é bastante relevante para quase todos os casos de portas que rangem.

Para isso você vai usar um alicate comprido e girar o pino para a esquerda e para direita, até que ele solte e você possa puxá-lo para fora.

Esfregue-o com palha de aço para limpá-lo.

Aproveite para verificar se o pino não está torto – outra causa de ruídos da dobradiça. Coloque-o sobre o chão, role-o e observe.

Se estiver torto, use um martelo para endireitá-lo.

Óleo Lubrificante para Dobradiças

Uma das saídas mais populares para o ranger de dobradiças é o uso de óleo lubrificante especial para dobradiças, tipo WD40, que pode vir em formato aerosol ou em frasco com bico aplicador.

Como é fundamental que o óleo penetre nas dobradiças, é importante encaixar um canudinho na saída do aerosol, para que o jato seja bem direcionado.

Óleo Singer para máquina de costura também é bastante eficiente.

Após aplicar o óleo, abra e feche a porta repetidamente, para que o produto se espalhe totalmente e comece a fazer efeito.

Limpe o excesso que escorrer pela porta, ao redor das dobradiças; espere 24 horas para retirar o excesso das próprias dobradiças.

O efeito lubrificante pode demorar até dois dias para penetrar em toda a junta.

Em casos de emergência você também pode usar óleo para motor de carro ou até mesmo de cozinha, embora o efeito desses produtos dure menos tempo.

Vaselina para Portas que Rangem

dobradiçasSim, a boa e velha vaselina pode ser usada para fazer uma porta parar de ranger.

Use a versão líquida da vaselina. Aplique sobre as dobradiças com os próprios dedos, para não correr o risco de deixar fiapos de algodão ou tecido presos nas dobradiças.

Abra e feche a porta para que a vaselina penetre bem nas dobradiças.

Limpe o excesso que escorrer pela porta, ao redor das dobradiças; espere 24 horas para retirar o excesso das próprias dobradiças.

Receita Caseira de Óleo Lubrificante para Dobradiças

Você pode criar seu próprio óleo lubrificante para dobradiças a partir de óleo de soja e grafite de lápis ou lapiseira. Triture o grafite com a ajuda da parte de trás de uma colher de sopa, até que vire um pó.

Faça isso sobre um papel, para que o grafite triturado fique reunido e não manche superfícies. Em seguida, misture o pó a algumas gotas de óleo de soja.

Aplique sobre as dobradiças com a ajuda de um conta-gotas.
Limpe o excesso que escorrer pela porta, ao redor das dobradiças; espere 24 horas para retirar o excesso das próprias dobradiças.