Portas Pivotantes: do Luxo à Praticidade

Original: https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/portas-pivotantes-luxo-praticidade/ Escrito por

A porta pivotante é uma solução muito elegante para portas mais largas que a média. Ela abre e fecha em torno de um eixo vertical que fica a alguns centímetros de distância do portal. Ou seja, seu pino de fixação é em cima e embaixo dele e não nas laterais, como as portas tradicionais. Conheça alguns modelos a seguir.

Requisitos para uma Porta Pivotante

porta pivotanteAo contrário das portas comuns, a porta pivotante consome alguns centímetros laterais do espaço de passagem. Isso ocorre porque é bem ali que os pinos, ou pivôs, de fixação da folha são instalados.

Portanto ela é indicada para passagens de no mínimo 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. Os pivôs devem ser instalados a cerca de 10 cm de uma das laterais.

Lembre-se de que sempre um pedacinho menor da folha vai girar para o lado oposto da abertura da porta. Então tenha cuidado com soleiras muito espessas que apenas ocupam um dos lados dela.

Você pode usar a porta pivotante para portões e portas de entrada e interna da sua residência. Espaços comerciais também podem adotá-la.

Vantagens e Desvantagens das Portas Pivotantes

porta pivotanteO modelo pivotante é ideal para portas mais pesadas, pois os pinos suportam a folha com mais poder do que dobradiças comuns. Além disso essas ferragens não ficam aparentes, tornando o visual todo muito mais limpo.

Ela também economiza espaço, pois uma parte da folha fica para fora do ambiente na hora em que ela se abre. Logo, se você mora em espaços pequenos ou onde existe mobília muito próxima, pode fazer diferença.

A instalação da pivotante também é relativamente mais simples do que a de uma porta comum. Os dois pivôs de sustentação tornam a chance de não encaixe da porta muito menor.

porta pivotanteMesmo assim, o ideal é encomendar uma sob medida e contar com instalação especializada.

Apesar das vantagens, as portas pivotantes são mais frágeis – por isso, é importante que a porta tenha uma estrutura rígida para não garantir segurança e não gerar empenamento no futuro.

Além disso, a vedação é inferior quando comparada à das portas de abrir – o que pode aumentar a quantidade de poeira e insetos dentro de casa, de acordo com a área onde você more.

Portas Pivotantes: Modelos

porta pivotanteQuanto mais alta sua porta pivotante mais elegante será o efeito, pois a sensação de amplitude será maior. Você pode encontrar folhas de madeira, vidro ou metais. Sendo o alumínio o mais leve deles.

A madeira maciça e o aço são os materiais mais fortes, seguros e resistentes. A menos que você leve em consideração os vidros ultra resistentes.

As de vidro comum são mais indicadas para separar o interior do imóvel das áreas externas.  É possível, inclusive, instalar duas ou mais bem ao lado da outra, num belo efeito de encaixe.

Dentro de casa, no entanto, elas não conferem privacidade aos cômodos mais íntimos. A menos que você use filme de proteção ou material jateado.