Portas de Ferro ou Aço no Projeto Arquitetônico

Escrito por

Na decoração, o ferro ou aço são materiais muito utilizados. Ambos são resistentes e altamente versáteis. Portas feitas desse material obedecem a diversos estilos e são mais seguras do que outras. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns projetos arquitetônicos pensados em torno delas.

Ferro ou Aço?

portas de ferroO ferro e o aço são metais muito semelhantes. Na verdade o ferro é encontrado em estado natural; já o aço consiste no ferro artificialmente misturado com um pouco de carbono.

A aparência deles é praticamente idêntica. No entanto o aço suporta o calor extremo e grandes impactos com maior facilidade. Também é resistente ao mofo e ao bolor, além do vento e da chuva.

Por isso o aço também costuma ser mais durável. E curiosamente é mais barato do que o ferro.

Ambos são metais que possuem uma elevada ação antiarrombamento, aumentando a segurança. E são 100% recicláveis, constando como um dos materiais mais sustentáveis da construção civil e decoração.

Onde Usar Portas de Ferro ou Aço

portas de ferro pivotadaPortas de ferro ou de aço são especialmente utilizadas para a entrada de um terreno (tipo portão) ou de uma casa. Dentro da residência são mais comuns no modelo de correr, ideal para ambientes pequenos.

Modelos pivotantes são curinga, servem para qualquer projeto.

Também é bastante comum encontrar portas de ferro que dão para áreas externas, como em varandas, terraços ou jardins internos.

Design e Estilos

porta de aço

Porta de chapa de aço

O ferro e o aço são bastante versáteis e se permitem ganhar os mais diversos designs.

Portas feitas desses metais podem ser maciças, numa só chapa, o que combina com ambientes mais modernos, industriais ou minimalistas.

Já quando são em tiras retorcidas, remetem ao passado clássico, bucólico, romântico.

O meio termo de estilos são portas com grades ou divisórias complementadas com vidro.

Quando o formato desejado é mais complexo, o ferro se sai muito bem.

Na hora de ser moldado num forno ele é bastante flexível, obedecendo a qualquer detalhe intrincado. É perfeito para detalhes ornamentais clássicos.

Manutenção das Portas de Ferro ou Aço

Se a sua porta de ferro ou aço está sem vida, desbotada, você poderá recuperá-la.

Comece lixando-a bem, para retirar possíveis acúmulos de ferrugem ou outras impurezas. Espante o pó com uma flanela seca.

Nunca use palha de aço. Também não use solventes ou saponáceos na limpeza. Não realize a limpeza sob sol forte

Em seguida passe uma demão de zircão. Ele protegerá a superfície da deterioração. Se quiser mudar o visual, pinte a porta com uma tinta especial para metais.