[space][space][space]Piso de madeira …
Após a instalação do piso, durante o processo de acomodação da madeira é importante protegê-lo da incidência do sol e umidade.
A limpeza no piso deverá ser feita apenas com vassoura de pelo macio ou aspirador de pó.
Cuidado com produtos derramados sobre o piso (solventes, tintas, massas de cimento, gorduras, ou manchadores em geral ) que a madeira poderá absorver.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Pintura do Piso ou Assoalho[/h2]
Durante a fase de pintura procure proteger os rodapés com fita para não manchá-los.
O piso deve ser coberto com lona ou papelão ondulado.
Preencher o vão entre as paredes e os rodapés com massa corrida ou gesso. Esta fresta geralmente ocorre pelo desnivelamento da parede.
O ideal na fase de pintura é deixar que a ultima demão de tinta seja aplicada após a aplicação da resina a fim de corrigir qualquer problema.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Resinas para pisos de madeira[/h2]
As resinas para proteção do piso de madeira tem a finalidade de protegê-los e embelezá-los.
Devem ser resistentes a abrasão, transparentes; para realçar o seu aspecto natural e elásticas; para acompanhar suas movimentações normais.
Uma resina aplicada sobre o piso tem boa durabilidade e resistência ao longo de vários anos.
O intervalo entre uma aplicação e outra pode variar dependendo da finalidade de uso, manutenção adequada, intensidade do tráfego de pessoas, incidência de umidade ou insolação que os mesmos venham a ser submetidos ao longo de sua vida útil.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Lixar várias vezes antes de aplicar a resina[/h2]
Para a aplicação de qualquer tipo de resina sobre o piso, procedemos com várias etapas de lixas até atingirmos um polimento satisfatório.
Durante esta fase, as juntas das tábuas serão limpas e calafetadas com massa apropriada para madeira.
Afim de atingir o polimento ideal deve ser feita uma limpeza rigorosa em todo local, não desprezando os outros cômodos que não terão aplicação.
Vale a pena salientar que para um bom desempenho no polimento e na aplicação o local deverá estar completamente liberado para o serviço, o ambiente desimpedido de objetos e outros utensílios.
As janelas e portas já instaladas e sem trânsito de pessoas ou outros profissionais no local, iluminação em ordem etc.
É sempre bom lembrar que um bom pintor trabalha na parede, e um bom aplicador trabalha no piso.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Aplicação da resina na madeira[/h2]
Quando partimos para a aplicação devemos observar que por se tratar de resina, a umidade relativa do ar influenciará na secagem do produto.
Nas épocas mais frias do ano ou nas regiões com clima úmido, inicie a aplicação no período mais quente do dia, criando assim, uma condição satisfatória para a secagem do produto.
Mesmo com todos os recursos disponíveis no mercado, é aconselhável a utilização de rolo ou trincha pois, o trabalho com compressores e pistolas de ar comprimido pulverizariam todo o ambiente.
A limpeza para a retirada de resíduos de pó ocorridos durante o processo de polimento é minuciosa.
Mesmo assim, ficam suspensas no ar partículas que cairão sobre a área de aplicação.
Fica praticamente impossível não encontrarmos vestígios de pequenas partículas no último filme de aplicação que com o tempo tendem a desaparecer.
Mesmo depois de seco, deve-se tomar cuidado com o trânsito intenso sobre a área do piso pois ainda estará em processo de cura.[clear]
[h2 type=”1″ width=””] Após a aplicação de resina:[/h2]
A resina utilizada na aplicação foi desenvolvida para se pisar e tem uma certa vida útil. Estas recomendações serão importantes para aumentar a durabilidade ao longo dos anos.
A limpeza ideal para pisos de madeira resinada deve ser feita com aspirador de pó ou na falta deste, vassoura de pelos (cerdas naturais) ou um pano macio e seco.
Sujeiras mais persistentes deverão ser removidas com flanela, ligeiramente umedecida em água limpa e sabão neutro de maneira localizada.
Evite alguns produtos para limpeza de assoalhos e tacos à venda nos supermercados que trazem instruções para que dilua uma pequena dose do produto em um balde com água para aplicação em todo piso.
A quantidade de água que a madeira absorverá é muito grande e pode provocar reações principalmente se a rotina de limpeza for freqüente.
Nunca limpe um piso resinado com palha de aço, detergentes químicos ou solventes. O uso contínuo desses produtos retirará a camada protetora de resina.
Os fatores de umidade e calor são os principais responsáveis pelos empenamentos e variações nas dimensões das juntas e ressecamento em pisos e produtos de madeira de modo geral.
Por isso nunca lave o piso de madeira com água corrente ou pano molhado, nem exponha o piso à insolação direta, utilize cortinas ou persianas como medida de proteção.
Em casos de apartamentos e casas que permanecerão fechadas por muito tempo antes da mudança do morador, proteja as janelas e portas contra insolação excessiva (papel pardo ou jornal colado nos vidros), e mantenha a residência arejada (ventilada) através de alguma janela aberta, longe da área de piso de madeira.
Ex.: janela da cozinha, lavanderia ou banheiro. A ausência de troca de umidade no ambiente pode acarretar uma condição nociva para a durabilidade do piso.
Lembre-se qualquer líquido derramado deverá ser enxugado imediatamente.
Quanto maior o cuidado com a manutenção, maior será a durabilidade do produto, bem como de seu acabamento.
Cuidado com vasos de plantas colocados diretamente sobre o piso pois ao regá-los, poderá ocorrer o transbordamento ou infiltrações de água danificando o local.
fonte: assoalhos sao bernardo