Pisos de Pedra em Ambientes Internos

Escrito por

 

 

Pisos de pedra são os mais antigos – e rústicos – que se tem notícia.

Mas não é por isso que não podem fazer parte da decoração contemporânea – inclusive em ambientes internos.

Rochas são duráveis, de fácil manutenção e estão disponíveis em variedade suficiente para agradar a todos os gostos.

Veja agora algumas dicas para usar pedras na decoração de casas e apartamentos, e surpreenda-se.

Dicas Gerais para Escolher Pedras para Pisos Internos

piso granitoUma das vantagens de utilizar pedras no interior do imóvel é que ela não precisa ser tão resistente a intempéries climáticas, grande circulação de pessoas ou a pesos elevados de veículos, por exemplo.

Por conta disso, mármores, granitos e quartzitos, que desgastam com mais facilidade, são tão utilizados dentro de casas e apartamentos, sem maiores problemas.

Granitos são mais resistentes que mármores – mas a impermeabilização garante vida longa aos últimos.

A atenção com a qualidade das peças e seu acabamento, no entanto, é maior: cortes ou dimensionamentos mal feitos tendem a ficar mais evidentes em ambientes fechados.

Por esse mesmo motivo, a colocação das pedras deve ser feita por mão de obra especializada – sobretudo se elas apresentam veios e marcas específicas, que devem ser posicionadas com harmonia. O detalhamento é fundamental.

Como ficamos mais tempo em nossas casas, a familiaridade com a pedra que você vai escolher é muito importante: na hora de comprar, preste atenção à sua textura e coloração, e tenha certeza de que o material realmente agrada.

A consultoria de um arquiteto ou decorador experiente pode ser uma ótima forma de tirar dúvidas e escolher o tipo ideal para o seu projeto. Procure, também, conhecer residências que possuem pedras instaladas no chão.

Outra liberdade que se tem quando de pisos internos de pedra é que elas podem ser de tons escuros e não precisam ser antitérmicas: como estão dentro de casa, o sol não baterá diretamente por muito tempo, não correndo o risco de aquecer o chão.

Pisos de Pedras em Diferentes Cômodos

piso pedra cozinha

Em cozinhas, a impermeabilização do piso de pedra ajuda na limpeza

 

De um modo geral pedras são considerados materiais frios; portanto, se escolheu decorar seu quarto com elas, jogue um bom tapete felpudo por cima, para criar uma atmosfera de aconchego.

Cozinhas, por sua vez, pedem pedras polidas ou impermeabilizadas, para evitar que fiquem impregnadas com a gordura presente nos vapores do preparo dos alimentos, ou mesmo manchadas.

Pedras são muito encontradas em pisos de banheiros, em particular mármores e granitos; no entanto é preciso tomar cuidado com escorregões, já que esses materiais tendem a ser muito lisos.

Na sala, o céu é o limite: muitas são as possibilidades. Veja no capítulo a seguir.

Ideias de Colocação de Pisos de Pedras

A primeira sugestão é colocar pedras em estado bruto quando a decoração é mais tradicional ou rústica, e polida em locais mais contemporâneos.

Placas grandes conferem um aspecto mais uniforme, moderno, clean; pedras menores pendem ao rústico.

piso pedraVocê pode optar por colocar apenas o mesmo tipo de pedra em toda a área interna – mas também pode combiná-la com outras pedras e materiais.

O granito, por exemplo, pode ser conjugado com madeira que pertença à mesma palheta de tons; a pedra São Tomé, tão utilizada em entornos de piscinas, fica muito bem dentro de casa, em formato de mosaico.

Casas e apartamentos com janelas amplas de vidro que mostram um entorno com montanhas sem vegetação podem ecoar a paisagem instalando um piso de pedra na mesma tonalidade.

O piso deve ser fosco para dialogar melhor com as montanhas, sem competir com brilhos. Para dar mais força a essa homenagem, o restante da decoração deve ser o mais neutra e minimalista possível.

As propostas para decoração interna com pisos de pedras são tão ousadas que mesmo seixos rolados são utilizados.

Aqui, o segredo é espaçá-los bem e colocar bastante argamassa, de modo que a circulação não fique prejudicada.

Outra dica é colocar os seixos numa área localizada, nunca inteira. Placas cerâmicas podem complementar o revestimento do ambiente.