Piso de Concreto Colorido

Escrito por

 

É possível misturar algum produto para dar cor na massa do piso de concreto ?

Primeiramente devem-se analisar quais os pigmentos ideais para uso em concreto e as principais características que estes devem ter.

 

Pigmento

A grande diferença entre um pigmento e um corante está na solubilidade, ou seja, um pigmento é insolúvel enquanto que um corante é solúvel ao meio aplicado, seja ele água ou qualquer outro solvente.

Diferença entre aplicação de produtos

Inorgânico
Orgânico
Estabilidade
Térmica
Alta
baixa
Dispersibilidade
boa
ruim
Estabilidade
Intempéries
boa
ruim
Poder
de Cobertura
alto
baixo
Força
Colorística
baixa
alta
Migração/Eflorescência
não
ocorre
possível
Sangramento
não
ocorre
possível
Corante
Pigmento
Transparência
Alta
Média/Baixa
Opacidade
Baixa
Alta
Brilho
Alto
Baixo
Versatilidade
Baixa
Alta

Ou seja, de uma forma resumida, um pigmento é um produto que não é solúvel ao meio em que é aplicado, desta forma pode ser utilizado em concretos e argamassas, sem serem lavados pela água das chuvas.

Um corante nunca poderia ser utilizado em concreto, por ter sua solubilidade alta e conseqüentemente pode ser retirado pelas águas das chuvas e por não ter poder de cobertura.
Comparação entre dois Pigmentos Inorgânicos :

A principal característica de um pigmento inorgânico é sua durabilidade. Isto somente pode ser conseguido através do uso de pigmentos inorgânicos adequados.

O tipo adequado de pigmentos inorgânicos a ser utilizado na construção civil, deve ser resistente à:

·Intempéries;
·Alcalinidade;
·Variações de pH;
·Variações de temperatura;
·Lixiviação por água.

Os pigmentos para construção devem obedecer a certas qualidades para sua utilização correta e exeqüível em concreto, cal, argamassas. Estas qualidades são as mesmas que lhes conferem durabilidade, estabilidade e poder de pigmentação durante muito tempo.

Um fato histórico que enfatiza tais propriedades é o uso de óxido de ferros como pigmentos para pintura em cavernas na pré-história.

Desta forma, o uso de óxidos, principalmente os de Ferro, Cobalto e Cromo, é o meio mais adequado para a coloração de itens na construção civil.

fonte: Artefato Engenharia