Como Pintar Tecidos Decorativos com Carimbos

Escrito por

Já pensou em personalizar a decoração da sua casa usando carimbos? Então saiba que pode ser muito divertido de fazer – além de garantir um ar artesanal, despojado e ao mesmo tempo moderno para seus ambientes. Veja a seguir como estampar seus tecidos decorativos com carimbos e surpreenda-se com o resultado.

Além dos rolos de paredes texturizados com lindos padrões, você pode revitalizar totalmente o visual da sua casa por meio de tecidos decorativos enfeitados com carimbos.

Naturalmente, você poderá fazer isso em casa – tanto a partir de carimbos comprados em papelarias (atualmente o mercado oferece centenas de opções de desenhos) quanto feitos por você mesmo. É parte da diversão.

Atualmente, também é possível escolher uma imagem da própria internet e mandar fazer um carimbo em empresas que fazem corte à laser. E, é claro, usar os próprios rolos texturizados para imprimir imagens não às paredes, mas no próprio tecido.

Acompanhe as nossas dicas.

Tecidos Decorativos Estampados com Carimbo: Quais Padrões Escolher

carimbos xicaraA sugestão mais segura é simples: quanto menor a área a ser estampada, menor devem ser os carimbos. Uma almofada de tamanho padrão, por exemplo, ficará muito mais graciosa se receber pequenas imagens do que grandes.

Isso porque peças menores não possuem extensão suficiente para revelar a figura por inteiro.

Portanto, atenção na hora de carimbar assentos de cadeiras, toalhas de mesa, jogos americanos ou sofás com assentos e encostos divididos. Reserve carimbos maiores para sofás e poltronas inteiriços, cortinas, colchas e pufes, por exemplo.

Mesmo assim, oriente o estofador que for cobrir o seu móvel com o tecido de carimbo amplo. Faça uma marca no verso do tecido, bem na altura da estampa, para indicar que ela deverá ficar centralizada num determinado local do pufe, por exemplo.

almofada carimbo cactosUma decoração carimbada não consegue se livrar do ar irreverente. Mas ainda assim ela pode se aproximar do clássico: basta escolher padrões semelhantes aos florais provençais ou liberty. Arabescos também funcionam bem.

Ambientes modernos são mais permissivos. Aqui entram geométricos, de animais, bigodinhos e até mesmo de frutas. Praticamente qualquer tema que você quiser.

Melhores Tintas e Tecidos Decorativos para Receber Carimbos

almofada abacaxis carimboA tinta que você vai utilizar para carimbar é especial para tecidos. Ela existe numa grande gama de cores e texturas – existem até mesmo as metalizadas. A escolha vai do gosto de cada um.

Prefira tintas tradicionais para tecidos. O mercado oferece versões aquareladas, que incham (as puff) e relevo – fuja de todas elas. Elas podem borrar e estragar o efeito final desejado, pois ou são muito fluidas ou grossas demais.

Mais: marcas mais conhecidas em geral dão resultados mais satisfatórios. Siga rigorosamente as instruções do fabricante e verifique a necessidade de cobrir a imagem com algum tipo de verniz protetor.

Outro fator relevante é o tipo de tecido que receberá o carimbo. Aí, quanto mais liso e espesso, melhor. Evite os com fiapos ou veludos altos.

Algodão e linho são ótimas pedidas, assim como o brim. No caso de tecidos impermeáveis, é preferível que você faça um teste antes. É preciso verificar se a tinta alcança aderência completa sobre eles.