Pintando Paredes com Cal: Econômico e Rústico

Escrito por

A caiação é uma pintura feita com cal. Seu sucesso se deve ao fato de ser barata e aplicação fácil de executar. Ela é ideal para áreas externas e pode funcionar muito bem quando a proposta de estilo do ambiente for mais rústica. Veja a seguir como prepará-la e aplicá-la.

A superfície deve estar bem limpa antes da aplicação. Sem poeira, gordura ou mofo. Infiltrações e vazamentos devem ser completamente resolvidos antes da pintura.

Qual Cal Comprar

É muito importante notar que a cal mais recomendada para pintura de paredes é a cal hidratada ou semi-hidratada. A cal virgem demanda tempo de preparo maior, incluindo a etapa de hidratação.

No comércio você encontra preparos de cal para pintura semi-prontos, os quais já vem com fixador. Sempre seguir as instruções de uso da embalagem, que diferem conforme os fabricantes.
Na maioria das vezes, ainda se mistura cola branca a estes produtos.

O preparo de cal ainda tem a vantagem de ter poder bactericida e pode ser lavada dez dias depois de sua secagem.

Preparo da Pintura Caiada

Para o preparo da tinta de caiação com a cal hidratada siga as seguintes recomendações:
Misture 3 litros de água para cada quilo de cal. Aplique a mistura no sentido horizontal. Depois, no sentido vertical, o composto será mais denso, formado por 1kg de cal e 1,5 litros de água, utilizando broxa.

Outra recomendação é utilizar, de uma vez só, todo o saco de cal (8kgs) misturado a 16 litros de água.

É possível colorir a superfície através de um acabamento, feito em duas demãos, com trincha, adicione a cada 10 litros de uma mistura de cal com água.

Em seguida deve-se adicionar 1 litro de cola branca, 1 copo de óleo de linhaça, 1/2 copo de sal de cozinha e pigmento (óxido de ferro em pó ou pó xadrez) na quantidade e na cor desejados.

Rendimento: A cal de pintura tem rendimento de 5m2 para cada quilo de cal para uma demão de pintura. A caiação nunca terá uma aparência igual á da tinta, mas é a maneira mais barata de pintar.

Como Fazer a Pintura com Cal Colorida

Para a confecção de cores, podemos misturar diversos tipos de pó xadrez.

Faz-se, antes da mistura com a cal, toda a mistura de pigmentos em um recipiente separado. Adicionar água até obter a consistência adequada para a pintura.

Para melhorar a aplicação final e a resistência, podem-se sempre utilizar o fixador da marca de cal de pintura escolhido, ou um copo de óleo para cada saco(12Kg) de cal de pintura.

Também meio copo de sabão em pó (nunca em barra) para cada saco de 12kg de cal de pintura.

A mistura deve se apresentar como uma tinta, para que seja absorvida pela parede adequadamente. E não forme uma camada grosseira.

A aplicação deve se dar no máximo em três demãos, sendo que na maioria das vezes é comum a aplicação de apenas uma demão.

A aplicação pode ser feita com rolo de pintura (para acabamento liso) ou com brocha (para acabamento rústico).

Atenção: a primeira demão deve estar bem diluída. Isso vai selar o substrato. Já a segunda demão é mais consistente.

O intervalo no mínimo entre demãos é de 24 horas. Para que o acabamento final fique bom às vezes é necessária a aplicação de uma terceira demão.

Pintando Paredes com Cal: Como Fazer os Tons das Cores

Em um recipiente adequado (caixa plástica ou lata plástica limpa), faça a mistura.

Para tonalidades claras, uma parte de pó xadrez para cada 20 partes de cal de pintura. Para tonalidades intensas, uma parte de pó xadrez para cada 10 partes de cal de pintura.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Daquella manera, _nur