– Lixação da madeira:

lixando madeiraO objetivo da lixação é remover qualquer sujidade, cola ou acabamento antigo da madeira e propiciar uma superfície uniformemente lisa e adequada para tingir e envernizar.

Não existe procedimento que afete mais a aparência do acabamento final do que a lixação.

A lixação pode ser feita manualmente ou por máquina, mas deve-se tomar cuidado para fazê-la na direção da fibra da madeira.
Recomenda-se que toda a superfície seja lixada uniformemente com lixa de papel não mais grossa que 60 ou não mais fina que 220.

Uma lixa de granulação mais grossa resultará em maior retenção de pigmento na madeira e, portanto uma cor mais profunda aparecerá.
Para evitar uma aparência manchada é imperativo que a lixação seja uniforme.

– Aplicação da Base (Primer)em Madeira:

pintura cor de madeiraPara imitar o aspecto da madeira, é possível tingir muitas superfícies que não sejam de madeira usando-se uma base que possa ser tingida.
Se uma superfície pintada ou com acabamento prévio estiver em boas condições e for compatível com a base tingível,é possível criar uma aparência tingida semelhante à madeira.

Tal aplicação pode evitar o custo de ter que remover o acabamento existente.
A base tingível também pode ser aplicada à madeira para pintura (com uniões dentadas, isto é, do tipo “finger-jointed”), de maneira a permitir que uma parte da fibra natural apareça, mas que oculte a união entre as madeiras.

– Aplicação de Selador em Madeira:

Devido às características de certas madeiras e certos corantes, é necessário aplicar um selador ou controlador de corante para evitar que o corante manche ou forme contrastes acentuados nas fibras.

Um selador se deposita nas porções mais porosas da madeira e, portanto limita a quantidade de corante que penetra naquelas áreas dando uma aparência mais uniforme.

Outros tipos de seladores podem ser aplicados após o tingimento. Seladores de lixação são usados porque contêm compostos que tornam a superfície irregular e, portanto, fácil de lixar antes de aplicar as camadas subseqüentes.

Seladores de vinil proporcionam uma barreira à umidade e são recomendados quando as superfícies podem ser expostas à água, como nos restaurantes.

– Tingimento de Madeira:

tingir madeiraEste é o processo pelo qual superfícies de madeira utilizadas em arquitetura (e em alguns casos materiais sintéticos após terem recebido base) podem se tornar mais valiosas porque a sua aparência foi modificada e realçada.

O propósito do tingimento pode ser o de trazer definição para a fibra da madeira, para coincidir com a aparência de uma espécie diferente de madeira, de unir outras superfícies ou de complementar outros aspectos arquitetônicos.

Dito de forma simples, todos os corantes de madeira são variações ou combinações de dois tipos de corantes:

1. Corantes para tingimento, que realmente tingem a fibra da madeira.
Corantes para tingimento, tais como anilina, permitem uma maior profundidade ao acabamento e são usados frequentemente para móveis finos.

No entanto, eles são fotossensíveis e descoram com a exposição à luz natural ou mesmo à luz artificial. Hoje em dia, existem corantes para tingimento que não levantam a fibra da madeira.

Estes corantes proporcionam profundidade e claridade, mas são resistentes aos raios ultravioletas, e por isso são muito mais estáveis que os corantes de anilina.

Tais corantes estão disponíveis em formulações à base de álcool e de acetona.

2. Corantes pigmentados, que depositam pigmentos entre as fibras e no interior dos poros da madeira.

Os corantes pigmentados são estáveis e são mais frequentemente recomendados para aplicação arquitetônica.
Os corantes pigmentados estão disponíveis em formulações líquidas ou gelatinosas.

Geralmente a qualidade da aplicação do corante é avaliada pelos seguintes fatores:
1. Estabilidade da cor

2. Uniformidade da aparência

tingindo madeiraOs corantes para tingimento podem ser difíceis de aplicar. Eles normalmente são mais bem aplicados em uma cabine de pulverização por um aplicador experiente.
Deve-se tomar extremo cuidado para se obter uma aplicação uniforme.

Corantes para tingimento são muito difíceis de remover da madeira e as aplicações subseqüentes mudam a cor.

Os corantes para tingimento são feitos a partir de 6 cores básicas que misturadas podem produzir uma grande variedade de outras cores. A adição de solvente pode reduzir a sua intensidade.

Para aplicação no local da obra, é difícil ultrapassar a qualidade superior dos corantes líquidos ou gelatinosos à base de solvente. Existem corantes no mercado que têm qualidade questionável.
Os melhores corantes incluem uma grande quantidade de pigmentos em um veículo (resina).

Corantes gelatinosos têm a vantagem de que o pigmento não assenta no fundo do recipiente e desta maneira, a cor se mantém uniforme ao longo do processo de aplicação.
Corantes gelatinosos e corantes líquidos encorpados são reconhecidos como corantes semitransparentes para superfícies, que são fáceis de aplicar e resultam em cor estável e uniforme em uma grande variedade de espécies de madeira.

Um grande número de cores pode ser criado com corantes líquidos e gelatinosos pela adição de tinturas às cores originais de fábrica ou a uma base transparente.

Corantes pigmentados podem ser aplicados à madeira com vários métodos como pano, pincel ou pulverização.

Após a aplicação, o produto em excesso deve ser removido enxugando-se na direção da fibra da madeira.
A intensidade da cor pode ser controlada até certo ponto pela quantidade de corante que se retira ao limpar o excesso com um pano.

fonte: www.woodkote.com