Pintando Chapas de MDF

Escrito por

O MDF é um material formado por fibras bem uniformes. Isso permite que seja pintado com relativa facilidade, permitindo, ainda, acabamentos com verniz. Neste quesito, é muito mais prático do que pintar madeira, que normalmente apresenta nós e veios, típicos do material natural. Confira a seguir dicas para pintar chapas de MDF, que podem se transformar nos mais diferentes móveis.

Preparando as Chapas de MDF

lixando mdfEm primeiro lugar você vai precisar lixar as chapas de MDF com uma lixa fina, 300 ou menos. Utilize uma máscara de proteção para a boca e o nariz. Não se esqueça de limpar bem o pó remanescente com um pano seco.

Se quiser utilizar um verniz para fazer o acabamento, saiba de antemão que precisará utilizar um selador antes de passar a tinta escolhida. A seladora pode ser aplicada com revólver ou em rolo.

A goma laca incolor vai garantir que a tinta escolhida não seja sugada pelas fibras do MDF. Tinta branca também vale. Espalhe com um pincel chato. Espere secar bem.

Como Pintar Chapas de MDF

chapas de mdfApós a selagem estar seca, é hora de pintar sua chapa de MDF. Para um resultado fosco, use uma tinta PVA da cor que quiser. Ela não é absorvida pela superfície; pelo contrário: funciona como uma seladora.

Mas se a peça fará parte de um ambiente úmido, como banheiro, cozinha ou lavanderia, a tinta deverá ser do tipo acrílica. De todo modo, utilize um pincel chato ou um rolinho.

Caso deseje conferir um aspecto envelhecido à madeira MDF, utilize betume. Ele também protege o material, prolongando sua vida útil.

Uma maneira mais fácil e rápida de pintar o MDF é utilizando as tintas citadas em formato spray. O resultado é bem uniforme. No entanto faça isso num local permitido, como numa garagem ou no quintal. Afinal, o jato vai atingir outras superfícies além da chapa.

Também utilize uma máscara. Isso você evitará que a inale ou sofra alergias ou mal estar por conta do cheiro forte. Use luvas.