Pingadeiras para Muros e Janelas

Escrito por

Pingadeiras estão por toda parte. São aquele acabamento instalado no topo de um muro ou na base de uma janela. Além da função estética, seu objetivo é evitar que a água da chuva não escorra pelo próprio muro ou parede. Assim dificulta marcas de água, danos à tinta e até mesmo infiltrações. Conheça alguns modelos de pingadeiras e dicas sobre como melhor usá-las.

Tipos de Pingadeiras

Pingadeiras podem ter diferentes formatos. Podem ser retas, podem ter molduras ou podem ser triangulares (formato capelinha), como um pequeno telhado.

pingadeirasTambém são feitas de diferentes materiais. O mais utilizado é o concreto. Dão pingadeiras mais resistentes, resistindo durante muitas décadas às intempéries.

Pingadeiras de granito também são muito comuns, principalmente como acabamento de janelas, no peitoril. Mas também estão presentes em bordas de muros.

O granito é ainda mais resistente que o concreto. É menos permeável à água, fazendo escorrer todo o líquido sem reter praticamente nada. Além disso, esteticamente seu acabamento é perfeito.

Já o plástico é a opção mais acessível: é mais barato. Ele é totalmente impermeável, leve e possui boa durabilidade. Sua instalação é bem mais simples.

Vale lembrar que pingadeiras são diferentes de rufos, que em geral são feitos de aço galvanizado. Os rufos são calhas; pingadeiras não.

Medidas para Pingadeiras

As medidas da pingadeira dependem inteiramente do comprimento e largura do muro ou do peitoril onde será instalado. Por isso, às vezes é interessante encomendá-las sob medida.

pingadeirasPara calcular o tamanho certo da parte superior da pingadeira é sempre a largura total da parede ou muro (incluindo reboco e pintura) + 20 mm.

É importante que as bordas da pingadeira não sejam muito finas, juntas ao muro ou parede. Lembre-se de que ela está ali para evitar que a água escorra pela superfície vertical.

Outro detalhe fundamental é que a pingadeira seja levemente inclinada para fora. Assim a água escorre com maior facilidade.

Isso é especialmente válido para janelas. Observe o esquema de instalação abaixo e aprenda como se faz:

pingadeiras