Como Pendurar Quadros sem Furar a Parede

Escrito por

Você tem mil ideias sobre a decoração da sua casa, mas não sabe manejar pregos, martelos nem furadeiras – ou então mora temporariamente num lugar e prefere não deixar marcas nas paredes. Não tem problema: existem algumas boas maneiras de pendurar quadros sem furar paredes. Veja a seguir.

Pinturas, fotografias, pôsteres, quadros de avisos, de cortiça, de arame… existem vários objetos de decoração ou utilitários que exigem serem afixados às paredes. Mas sim, você pode dispensar pregos e parafusos para fazer isso. E o melhor: sem sujeira.

Fitas Adesivas e Dupla Face

pranchetasEis as duas soluções mais simples para prender itens leves às paredes, como papéis e pôsteres sem moldura: as fitas adesivas e as dupla face, que possuem cola em ambos os lados.

Você pode perfeitamente esticar um pôster ou pintura não emolduradas diretamente à superfície. Nesse caso, utilize a versão dupla face, que poderá ser colada no verso do papel e grudar diretamente sobre a parede.

Se você prefere não danificar o verso das gravuras com cola, utilize uma prancheta de anotações para segurá-las e passe a fita dupla face em seu verso.

Itens menos permanentes, como anotações ou outros que você precisa ter bem à vista por algum tempo, podem ser grudadas com fita adesiva simples. Se quiser dar uma bossa, compre modelos decorados com cores e estampas.

Fixação de Quadros com Velcro

No entanto, se você faz questão da moldura, poderá contar com o velcro. Já existem modelos de velcro que vem com cola em seu verso, mas certifique-se de que ela é poderosa o suficiente para sustentar o peso do objeto.

A ideia é comprar um velcro com alto poder de aderência e colar uma metade no verso da moldura e a outra na parede. Em seguida, fixe as duas partes.

A vantagem é que, se você quiser trocar de quadro, bastará colocar outra metade de velcro atrás da nova imagem e afixá-la aonde já existe a outra parte.

Massa Adesiva

A massa adesiva é exatamente isso: uma massa com alto poder de fixação. Bastará retirar um pedaço dela, grudar no verso de um quadro e em seguida pressionar sobre a parede.

Na quantidade correta, a massa adesiva é capaz de sustentar quadros e murais de até dois quilos. Faça quatro bolinhas de três centímetros de massa, cole-as nos quatro cantos do quadro e pronto.

Ganchos Adesivos

gancho adesivoGanchos adesivos não serão capazes de segurar grandes pesos – principalmente os feitos de plástico, que podem até mesmo quebrar. Os de metal são mais resistentes, mas ainda assim sua potência adesiva junto à parede é limitada.

Portanto, eles devem ser utilizados numa outra modalidade de decoração das paredes: a do varal. Basta colar dois ganchos na mesma altura e amarrar, em cada um deles, as extremidades de um barbante, por exemplo.

Nesse varal você poderá pregar, com pequenos pregadores, imagens, fotos e bilhetes.

Se preferir, substitua o barbante por um quadro quadriculado com fios de arame. Ele é leve e também permite prender, com os tais pregadores, as mesmas imagens, fotos e bilhetes.