Sistema de descidas de Pára-raios. Como fazer?

Escrito por

Entende-se por Sistema de DESCIDAS o conjunto de apetrechos que permitirão á energia captada pelo pára-raios ser dirigida em direção ao solo.

São o Fio de descida e os Isoladores que afastam este fio das paredes do prédio.

São adotados como norma uma descida para cada 20 metros de perímetro e para edificações de grande circulação de pessoas, como shoppings, hospitais, escolas, é adotada uma descida para cada 15 metros de perímetro.

Isolador simples com chapa de encosto h=50 mm

Este cálculo é feito da seguinte forma: Imaginemos um galpão de 20 x 40 metros, logicamente a soma do perímetro dará 120 metros (soma de 40+40+20+20)= 120, que a norma neste caso de galpão industrial exige uma descida para cada 20 metros de perímetro, portanto, será necessário instalar 6 descidas (120/20)=6.

Já se esta edificação fosse uma escola, por exemplo, com um perímetro de 120 metros, e a recomendação de uma descida para cada 15 metros de perímetro, teríamos um total de 8 descidas (120/15)= 8.

Cada descida deve ser executada sempre que possível obedecendo, o distanciamento do cálculo do perímetro, porém se houverem interferências e não for possível obedecer ao espaçamento, a quantidade deve ser mantida, porém o distanciamento entre elas pode ser menor, e devem ser executadas com cabo de cobre nu de 35mm², cabos de alumínio ou fitas de alumínio, passando por suportes adequados colocados a cada 2 metros.

Outra exigência da norma, é quanto a utilização de um tubo de proteção até 3 metros acima do solo, para evitar acidentes e danos ao condutor de descida, tubo este que pode ser de 1.½”, 1.¼” ou até de 1″, e neste tubo deve ser instalada uma caixa de inspeção com um conector de medição em latão dentro da caixa, para que, quando for efetuar as medições dos aterramentos, a conexão do equipamento seja efetuada no conector interno à caixa.

Isolador Reforçado com Chapa de Encosto

isolador do para-ráios

Nos locais onde estarão as descidas, caso haja alguma estrutura metálica próxima, esta deverá ser interligada ao sistema de proteção, e devemos evitar instalar descidas a menos de 0,50 metros de portas e janelas.

Outro fator importante a ser considerado, é que nos casos de se utilizar condutores de descida de cabo ou fitas de alumínio, estes condutores devem seguir até no máximo a caixa de inspeção tipo suspensa instalada no tubo de pvc, pois a partir deste ponto, obrigatoriamente o condutor que seguirá para o aterramento, deverá ser de cabo de cobre nu, pois é proibido instalar condutores de alumínio enterrados ao solo, pois o alumínio sofre corrosão.

Esta emenda na caixa de inspeção, deve ser efetuada com o próprio conector de medição.

Isolador simples com rosca soberba h=50 mm

para-ráios isolador

Caso a opção pelo sistema de captação seja tipo Franklin ou gaiola de Faraday, a norma exige a mesma quantidade de descidas, ou seja, para fábricas, casas, prédios residenciais e comerciais!

para-raio-descida

fonte: Raycon