O mercado imobiliário ainda é desconhecido por muitas pessoas – desde aquelas que já precisaram alugar, comprar ou vender um imóvel, até quem nunca precisou trabalhar diretamente com o segmento.[clear]
É por isso que no momento de fechar algum negócio surgem tantas dúvidas.
Para quem atua, pretende atuar ou planeja adquirir um imóvel, seja para uso pessoal, seja como investimento, é importante entender a função dos principais agentes deste mercado.
[h2 type=”2″ width=””]Importância da Incorporadora[/h2]
No segmento imobiliário a incorporadora normalmente é a principal responsável por um projeto.
É ela que identifica a necessidade de realizar um novo empreendimento de acordo com o perfil dos compradores, além de fazer uma análise dos possíveis impactos da construção sobre a comunidade que a cerca, o meio ambiente, o comércio local e o tráfego.
Ou seja, essa empresa é de extrema importância para que a obra seja lucrativa, necessária e de acordo com as principais demandas públicas e privadas.
A incorporadora também costuma definir qual é a região alvo em que o empreendimento deve ser feito, prospectando o terreno e planejando a construção, já definindo o número de unidades e suas metragens.
Essa análise da viabilidade econômico-financeira do imóvel permite que sejam providenciadas as aprovações legais e autorização de venda das unidades.
Por parte do consumidor, ela também fiscaliza o cumprimento dos prazos estabelecidos, além de fazer a entrega para os compradores, gerindo os pagamentos e recebimentos.
Assim sendo, a incorporadora é uma espécie de mediadora entre o consumidor final e a construtora, permitindo que o cliente recorra a ela caso tenha algum problema no contrato.
[h2 type=”2″ width=””]Como Contratar uma Incorporadora[/h2]
Com a internet ficou mais fácil encontrar uma incorporadora, mas é necessário procurar por referências e indicações.
Se nenhum amigo ou familiar tiver uma recomendação, busque na internet e nas redes sociais por empresas com boa reputação e projetos que seguem o seu estilo.
A dica é entrar em contato diretamente com os funcionários para esclarecer suas dúvidas.
Em alguns casos, a incorporadora disponibiliza diversos canais de atendimento, desde o chat online até o telefone e o e-mail. Algumas funcionam como construtora (veja aqui mais informações sobre as diferentes áreas de atuação em negócios imobiliários).
[h2 type=”2″ width=””]Escolhendo seu Imóvel[/h2]
Além de procurar por uma incorporadora confiável, é muito importante que já se tenha em mente quais são as suas necessidades: assim a empresa poderá direcionar a escolha e ajudá-lo nesse processo.
No caso de um imóvel para investimento, como a compra para posterior locação, o mais importante é analisar a rentabilidade do empreendimento, levando em consideração preço, condições, localização e tudo aquilo que possa atrair um futuro locador.
Se o imóvel for para morar, avalie é a melhor condição: compra ou aluguel.
Caso opte pelo aluguel, pense se em médio ou longo prazo.
Você tem a intenção de adquirir um outro imóvel? Pois, se essa for a sua ideia, o mais interessante é alugar uma casa ou apartamento com um aluguel mais barato, investindo esse dinheiro em uma conta poupança, por exemplo, para depois dar entrada em um imóvel próprio.
Já se a intenção for a compra, analise muito bem todas as suas reais necessidades e o que você espera para os próximos anos da sua vida.
Tendo isso em mente, ficará muito mais simples para a incorporadora auxiliar nesse processo, tendo maiores chances de você fazer uma escolha segura e gratificante.