Painéis e Biombos para Separar Ambientes

Escrito por

Muitas vezes um único cômodo pode comportar dois ambientes diferentes. Uma forma de demarcá-los é por meio da utilização de painéis e biombos. Saiba mais a seguir.

Você não precisa levantar uma parede para dividir um espaço. Painéis e biombos são muito mais simples e podem ser encontrados em inúmeros modelos diferentes, com enorme potencial decorativo.

Além disso, separam de maneira parcial, sem vedar completamente. Isso contribui para a impressão de amplitude do espaço – além de representar uma vantagem para a distribuição da luminosidade e da circulação do ar.

Por conta dessa característica, eles são indicados até mesmo para dividir ambientes em residências pequenas.

Modelos de Painéis para Dividir Ambientes

painel de metalPainéis são muito versáteis: podem ser encontrados em diferentes materiais, projetados e esculpidos de diferentes formas. Ou seja, eles atendem a praticamente qualquer demanda de estilo.

Mesmo painéis em madeira, por exemplo, que a princípio seriam indicados para decorações mais rústicas ou tradicionais, podem caber perfeitamente em projetos mais contemporâneos. Ainda assim, esse material sempre é mais acolhedor.

A vantagem dos painéis em madeira é que, se você não encontrar um modelo pronto nas dimensões corretas, eles podem ser customizados com um marceneiro.

Em contrapartida, painéis de metal são mais arrojados e clean, trazendo uma sofisticação mais fria ao ambiente. Mesmo assim, eles podem ser esculpidos em linhas mais antigas e românticas, como no estilo art decó.

painel de madeiraEm geral são feitos de chapas de aço ou ferro.

Já um painel de vidro é muito mais leve, discreto e otimiza a passagem da luminosidade entre os ambientes separados. Além disso, é uma ótima solução para ambientes pequenos, já que dividem sem criar barreira visual.

Vale lembrar que é possível encontrar painéis com esses materiais combinados – um painel de metal e vidro, por exemplo.

Se, no entanto, o seu objetivo for de fato simular uma parede de alvenaria, procure pelos painéis de gesso cartonado (também conhecido como pladur ou gesso laminado). São muito mais simples e rápidos de montar e sujam muito menos no processo.

Cobogós também podem ser considerados painéis divisórios. Confira no nosso artigo exclusivo.

Uma forma de preservar ao máximo a amplitude do ambiente e ainda assim separá-lo, considere instalar painéis tipo meia-parede, que vão do chão a até a altura da cintura.

Biombos: Também Usados como Divisor de Ambientes

biomboBiombos são peças muito antigas, em geral colocados em quartos ou banheiros para que a pessoa se trocasse sem ser vista.

No entanto essa única utilidade já foi superada, e atualmente esses objetos são empregados também como separadores de ambientes. São mais simples de instalar que os painéis: basta armá-los em pé no lugar certo. Também costumam ser mais baratos.

Outra grande vantagem é que eles podem ser transportados com facilidade. Sem contar com o fato de que a qualquer momento você pode mudar de ideia e voltar a ter um ambiente único, sem separações. Basta retirar o biombo.

Além disso, e apesar do charme vintage dos modelos mais tradicionais, cada vez mais podem ser encontrados com design mais moderno.

Uma característica fundamental é que eles possuam boa estabilidade: devem ficar de pé sem oscilar. Se caírem, podem quebrar móveis e objetos próximos ou mesmo machucar alguém.
Se achar necessário, estude formas de prendê-lo ao chão.

Biombos podem ser encontrados em madeira, tecido, vidro e até mesmo papel. Alguns possuem referências étnicas, como os inspirados no Japão ou na Índia. Podem apresentar apenas uma articulação com duas peças, ou mais.

Outras Formas de Divisão de Cômodos

Você pode criar um painel divisor de ambiente a partir de mobiliário. Uma estante de livros, vários nichos empilhados, um aparador ou um rack de tevê tem o poder de demarcar uma sala de jantar de uma sala de estar, por exemplo.

Outra maneira é instalando trilhos no teto e instalando cortinas. Elas podem ir desde as tradicionais de tecido ou persianas verticais a até mesmo correntes finas de metal, que são maleáveis.

Cortinas também possuem a vantagem de serem abertas ou fechadas, transformando facilmente dois ambientes em um só.