Muitas vezes um único cômodo pode comportar dois ambientes diferentes. Uma forma de demarcá-los é por meio da utilização de painéis e biombos. Saiba mais a seguir.[clear]
Você não precisa levantar uma parede para dividir um espaço. Painéis e biombos são muito mais simples e podem ser encontrados em inúmeros modelos diferentes, com enorme potencial decorativo.
Além disso, separam de maneira parcial, sem vedar completamente. Isso contribui para a impressão de amplitude do espaço – além de representar uma vantagem para a distribuição da luminosidade e da circulação do ar.
Por conta dessa característica, eles são indicados até mesmo para dividir ambientes em residências pequenas.
[h2 type=”2″ width=””]Modelos de Painéis para Dividir Ambientes[/h2]
Painéis são muito versáteis: podem ser encontrados em diferentes materiais, projetados e esculpidos de diferentes formas. Ou seja, eles atendem a praticamente qualquer demanda de estilo.
Mesmo painéis em madeira, por exemplo, que a princípio seriam indicados para decorações mais rústicas ou tradicionais, podem caber perfeitamente em projetos mais contemporâneos. Ainda assim, esse material sempre é mais acolhedor.
A vantagem dos painéis em madeira é que, se você não encontrar um modelo pronto nas dimensões corretas, eles podem ser customizados com um marceneiro.
Em contrapartida, painéis de metal são mais arrojados e clean, trazendo uma sofisticação mais fria ao ambiente. Mesmo assim, eles podem ser esculpidos em linhas mais antigas e românticas, como no estilo art decó.
Em geral são feitos de chapas de aço ou ferro.
Já um painel de vidro é muito mais leve, discreto e otimiza a passagem da luminosidade entre os ambientes separados. Além disso, é uma ótima solução para ambientes pequenos, já que dividem sem criar barreira visual.
Vale lembrar que é possível encontrar painéis com esses materiais combinados – um painel de metal e vidro, por exemplo.
Se, no entanto, o seu objetivo for de fato simular uma parede de alvenaria, procure pelos painéis de gesso cartonado (também conhecido como pladur ou gesso laminado). São muito mais simples e rápidos de montar e sujam muito menos no processo.
Cobogós também podem ser considerados painéis divisórios. Confira no nosso artigo exclusivo.
Uma forma de preservar ao máximo a amplitude do ambiente e ainda assim separá-lo, considere instalar painéis tipo meia-parede, que vão do chão a até a altura da cintura.
[h2 type=”2″ width=””]Biombos: Também Usados como Divisor de Ambientes[/h2]
Biombos são peças muito antigas, em geral colocados em quartos ou banheiros para que a pessoa se trocasse sem ser vista.
No entanto essa única utilidade já foi superada, e atualmente esses objetos são empregados também como separadores de ambientes. São mais simples de instalar que os painéis: basta armá-los em pé no lugar certo. Também costumam ser mais baratos.
Outra grande vantagem é que eles podem ser transportados com facilidade. Sem contar com o fato de que a qualquer momento você pode mudar de ideia e voltar a ter um ambiente único, sem separações. Basta retirar o biombo.
Além disso, e apesar do charme vintage dos modelos mais tradicionais, cada vez mais podem ser encontrados com design mais moderno.
Uma característica fundamental é que eles possuam boa estabilidade: devem ficar de pé sem oscilar. Se caírem, podem quebrar móveis e objetos próximos ou mesmo machucar alguém.
Se achar necessário, estude formas de prendê-lo ao chão.
Biombos podem ser encontrados em madeira, tecido, vidro e até mesmo papel. Alguns possuem referências étnicas, como os inspirados no Japão ou na Índia. Podem apresentar apenas uma articulação com duas peças, ou mais.
[h2 type=”2″ width=””]Outras Formas de Divisão de Cômodos[/h2]
Você pode criar um painel divisor de ambiente a partir de mobiliário. Uma estante de livros, vários nichos empilhados, um aparador ou um rack de tevê tem o poder de demarcar uma sala de jantar de uma sala de estar, por exemplo.
Outra maneira é instalando trilhos no teto e instalando cortinas. Elas podem ir desde as tradicionais de tecido ou persianas verticais a até mesmo correntes finas de metal, que são maleáveis.
Cortinas também possuem a vantagem de serem abertas ou fechadas, transformando facilmente dois ambientes em um só.