Paginação de Pisos com Tacos de Madeira

Escrito por

As décadas de 50 e 60 foram o momento alto da paginação de pisos com tacos de madeira. O sucesso foi tão grande que até hoje eles fazem parte da decoração de incontáveis projetos de decoração, inclusive os contemporâneos. Não é para menos: tacos de madeira são muito versáteis em ambientes internos. Além disso são duráveis e de fácil manutenção e reposição de peças.

Tacos: Principais Tipos de Madeira e Medidas

paginação tacosEmbora possuam aparência muito semelhante, tacos podem ser produzidos com diferentes tipos de madeira. Alguns são sucupira, o ipê, a grapia, o cumaru, peroba mica, jatobá e a amêndola.

Tem 2 cm de espessura e seus tamanhos variam entre 7x35cm, 7×42, 10x21cm,10×30, 10×40, 19x50cm  (aqui também conhecidos como tacão).

O mais encontrado no mercado, no entanto, é o taco de 7x21cm. Essa variedade permite um bom número de modelos de paginação.

Dicas de Paginação de Pisos com Tacos de Madeira

Os principais tipos de paginação de pisos com tacos de madeira são:

tacos paginaçao

Ambientes pequenos devem ser paginados com tacos de dimensões mais reduzidas, e com madeira mais clara: isso ajuda a dar a impressão de amplitude ao cômodo.

Tacos tipo palito cumprem muito bem esse papel. Esses modelos de paginação podem ser usados também para quem deseja colocar pisos laminados em formato de tacos ou ripas curtas.

Áreas grandes permitem peças maiores e mais escuras, mas pequenas e claras também vão bem.

jacafer.com.brSalas são o cômodo por excelência para a instalação de tacos. O modelo de paginação tipo amarração alonga o visual, mas qualquer modelo de assentamento é bem-vindo.

Tacos também ajudam a criar uma atmosfera de aconchego em quartos, promovendo sensação térmica agradável.

Tanto quartos de crianças como de adultos, hóspedes e em regiões montanhosas ou frias se beneficiam dessa característica.

Áreas como escritórios e bibliotecas combinam muito com tacos, já que atribuem um ar requintado – mas não sisudo – ao ambiente.

Cozinhas e principalmente banheiros não são os melhores cômodos para receber taco, já que a umidade tende a desgastar a madeira.

Instalação e Manutenção do Piso de Tacos

instalação piso de tacoA instalação dos tacos de madeira é feita peça a peça com cola PU (cola de poliuretano) diretamente sobre o contrapiso, por mão de obra especializada.

Se a região aonde está localizado o imóvel for úmida, é importante impermeabilizar o contrapiso, de modo a evitar a infiltração de umidade e comprometer a durabilidade dos tacos.

Sua manutenção é simples: deve ser feita com uma vassoura de pelo e pano úmido, sem excesso de água.

Para manter o brilho original, use produtos especiais para esse fim; no entanto, dispense vernizes e ceras, já que podem vir a manchar.

Líquidos derramados sobre o piso de tacos de madeira devem ser secados imediatamente, pois também podem causar manchas.

Previna arranhões evitando caminhar de saltos altos e revestindo pés de móveis com quadrados de feltro.

Recuperação do Taco de Madeira

tacos sala pisoExatamente porque é longevo, o piso de taco pode precisar de eventuais operações de recuperação – muito válidas, já que o custo é bem menor do que instalar outro piso.

Um problema que ocorre com alguma frequência é o de peças que se soltam.

Elas podem ser recolocadas no lugar com a aplicação de nova camada de cola de poliuretano e um pouco de rejunte acrílico.

Outra questão pode ser o surgimento de arranhões, lascas e outros desgastes.

Para completar, podem ser clareados, tingidos e novamente envernizados.

O verniz pode ser fosco, semi-fosco ou brilhante, sendo o fosco o mais durável.

No entanto, fique atento ao seguinte detalhe: cada raspagem retira cerca de 2mm a 3mm de madeira da peça; considerando que cada taco possui 2cm de espessura, se o seu piso já tiver sido lixado três vezes, o ideal é substituir as peças desgastadas por novas.

Lembre-se, ainda, que tacos que não forem de madeira, como os laminados e estruturados, não podem sofrer nenhum processo de recuperação.