Objetos Indígenas Brasileiros na Decoração

Escrito por

Fortalecendo a tendência da volta às referências naturais, objetos indígenas brasileiros estão cada vez mais deixando as tribos para chegar às nossas casas. Eles são maravilhosos para compor espaços mais rústicos e afirmar, de forma muito autêntica, nossa brasilidade. São itens belos, cheios de história e significados que trazem uma magia especial à decoração.

Vantagens de Decorar a Casa com Objetos Indígenas Brasileiros

objetos indígenasAlém do aspecto exótico de grande apelo e da própria celebração de nossos povos da floresta, a compra de artesanato indígena contribui, e muito, para a subsistência de muitas tribos.

Várias delas contam com a renda gerada para manter suas tradições, preservando uma importante da história nacional.

Além disso, as peças são totalmente sustentáveis. Afinal, são feitas de barro, madeira, palha, sementes, penas e muitos outros materiais 100% naturais e renováveis.

Ideias de Decoração com Objetos Indígenas Brasileiros

objetos indígenasVocê pode introduzir esses objetos de diversas maneiras em casa. Uma bela rede na varanda, por exemplo. Esteiras nas paredes.

Ou deslumbrantes cocares de penas numa caixa de acrílico ou moldura pendurada na parede.

Cestos e balaios de palha podem servir para guardar revistas, toalhas ou até mesmo servirem de cachepôs para os vasos de plantas.

A palha também está presente em forma de cortinas e tapetes incríveis.

Sua cozinha pode ser decorada com artesanato de barro, argila ou cerâmica. São panelas, moringas, jarros, pratos, copos e outros utensílios para serem usados no dia a dia.

Ou simplesmente compor outros ambientes, como sobre mesas de jantar, prateleiras em quartos e outros locais.

cestos indígenas

Os grandes e imponentes vasos marajoaras podem servir de vasos para pequenas árvores ou arbustos.

Itens artesanais como instrumentos musicais (chocalhos, flautas), armas (lanças flecha, zarabatana), cestos e adereços (colares, tangas, máscaras) ficam em linda evidência quando pendurados na parede. Ou sobre mesas de centro.

Combinando Estilos com Artesanato Indígena do Brasil

objetos indígenasO estilo da sua casa pode não ser rústico – e ainda assim ganhar vida com o artesanato indígena.

Uma boa ideia é combinar os objetos feitos pelos índios, autênticos, com reproduções comerciais de suas estampas.

Um papel de parede ou mesmo pintura com os padrões de tribos nacionais é um exemplo.

Itens como porta-retratos, almofadas com desenhos ou bordados feitos pelos nativos e muitos outros itens podem servir de pano de fundo para reforçar as peças originais que você já tem.

E não se esqueça. Não tem problema algum misturar objetos indígenas nacionais com os de outros países. Nada mais belo do que a diversidade.