O Que É o Projeto Elétrico

Escrito por

Uma instalação elétrica é composta por centenas de componentes e produtos que devem ser escolhidos e instalados adequadamente. Isso vai resultar num funcionamento correto e seguro para os usuários. Saídas para iluminação e tomadas para aparelhos elétricos e eletrônicos funcionarão plenamente. Veja a seguir como um projeto elétrico deve ser feito.

Para um projeto elétrico ser eficiente, é fundamental a realização de um estudo devidamente elaborado por profissionais capacitados. Arquitetos e engenheiros civis com foco em fins residenciais evitarão que pessoas e patrimônios sejam colocados em perigo.

A contratação do projeto elétrico contribui também na economia para o usuário. Ele terá uma lista exata de materiais a comprar, evitando sobras e desperdícios.

Como Projetar uma Instalação Elétrica de uma Edificação

O profissional deverá quantificar e determinar os tipos e localizar os pontos de utilização de energia elétrica.

Além disso, precisará dimensionar, definir o tipo e o caminhamento dos condutores e condutos. E também dimensionar, definir o tipo e a localização dos dispositivos de proteção, de comando, de medição de energia elétrica e demais acessórios.

Materiais Elétricos

O uso de materiais de boa qualidade é fundamental para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente.

Fios e cabos, disjuntores, chaves, eletrodutos, entre outros, são em sua maior parte avaliados e fiscalizados pelo INMETRO.

O que é a Planta Baixa

É a representação gráfica (desenho) do terreno, mostrando a disposição dos cômodos (sala, quarto, cozinha, banheiro, etc.).

Ela indica a posição deles na organização para se iniciar uma construção ou reforma de uma casa.

Informando a locação da obra dentro do terreno, com as linhas de “cotas” com as medidas de extensão dos lados do terreno e de cada cômodo.

O que é Projeto Elétrico?

É a planta baixa, onde nela está especificada a distribuição elétrica geral.

Indica a colocação dos conduítes e condutores (fios) com a designação de suas bitolas ou calibres.

Também posicionamento de luminárias (lâmpadas), tomadas e interruptores, caixas de distribuição (QDG, QDL), etc .

Também indica aonde ficam os disjuntores de proteção do sistema elétrico e a quantidade de condutores (fios) dentro dos conduítes (tubulação embutida na parede). Além de seus calibres em mm2 de seção de cada condutor, a potência em Watts de cada lâmpada e demais equipamentos (chuveiro elétrico, ar condicionado, microondas, freezer, máquinas e motores em geral)

 Projeto Mais Completo e Complexo