Muros de Vidro para Casas e Edifícios

Escrito por

Quando se fala em muros, o vidro não costuma ser o primeiro material a ser considerado. Isso acontece porque ele está associado à fragilidade e à falta de privacidade. Mas para a arquitetura isso definitivamente não faz sentido. O mercado, inclusive, oferece muros de vidro altamente resistentes e com opções foscas, que impedem a visualização do terreno. Saiba mais a seguir.

Características do Muro de Vidro

muro de vidroEsse muro é feito de vidro temperado. Ele passa por um ciclo térmico que aumenta incrivelmente sua resistência. Em outras palavras, ele endurece a ponto de sim, oferecer proteção à altura das exigências das residências. Sua espessura segura para esse fim é de 10mm.

Além disso, é possível encomendar muros de vidro com a altura que desejar.

Como é liso, o vidro também dificulta, e muito, ser escalado. Além disso, apesar de expor o seu imóvel, ele tende a inibir a ação de bandidos. Afinal eles podem ser facilmente visualizado do lado de fora.

casa antiga muro vidroO vidro também é imune à ação das intempéries, como sol, tempestades, ventos ou maresia. Cupins, ferrugem ou oxidação também não são um problema.

Um muro de vidro pode ser mais caro do que o de alvenaria, mas seu custo de manutenção, que é mínimo, compensa bastante a longo prazo.

Sua manutenção se resume à limpeza com uma mistura de água, vinagre branco e álcool e um pano bem macio.

Vantagens Estéticas do Muro Feito de Vidro

muro de vidroO grande trunfo do muro de vidro é sua leveza.  Ele não polui o visual como os modelos em grade ou barra completamente a visão como os de pedra ou cimento.

Cada vez mais imóveis novos tem optado pelo vidro na hora de delimitar e proteger o terreno. Mas até construções mais antigas estão trocando seus muros originais por esse.

muro de vidro foscoAfinal, sua transparência permite uma entrada bem maior de luminosidade no terreno.

Seu jardim pode se beneficiar bastante. Sem contar com a sua própria casa, que poderá aproveitar melhor a luz natural no interior do ambiente.

Seu projeto arquitetônico poderá ser apreciado por quem passa na rua. A sensação de confinamento da parte de dentro do terreno fica muito reduzido.

Muros de Vidro: Opções

Muro de vidro colorido

Engana-se quem pensa que um muro de vidro possui apenas sua clássica aparência transparente.

Nada disso: você poderá providenciá-lo na versão fumê, com película protetora contra o sol, colorida ou mesmo jateada.

Todas essas opções contribuem para resolver a questão da privacidade, caso ela exista.

portaria de vidroComo sabemos, o muro de vidro não é inteiriço.

Pelo contrário, é composto por várias peças que se encaixam.

Esses encaixes podem ser feitos por discretas peças aparafusadas que unem uma placa a outra.

Também podem ser apoiados por postes de alumínio ou mesmo de cimento ou pedras. Aliás, o muro pode ser parcialmente feito de material sólido e em parte de vidro.

Aço, ferro e madeira podem fazer parte dele, tanto como estrutura quanto como moldura.

Lembre-se de que, além de muros, você pode projetar pequenas portarias e mesmo portões de garagem feitos de vidro.