Como Decorar com Móveis de Madeira de Demolição

Escrito por

A madeira de demolição vem de construções bem antigas que foram derrubadas. É possível encontrar móveis dos mais variados estilos feitos a partir dela. Saiba mais sobre a decoração com esse material que pode ter de 150 a 200 anos de existência.

Em geral a madeira de demolição provém de classificações nobres, tais como angico, aroeira, peroba e carvalho.

Móveis de Madeira de Demolição: Estilos

Muitos estilos de móveis podem ser reproduzidos a partir da madeira de demolição. A forma mais rústica possível é que a nova peça seja feita com a madeira conforme era há mais de um século atrás.

movel madeiraUma mesa nesse estilo pode apresentar a tinta originalmente usada, provavelmente descascando, e outras marcados do tempo, como buracos e pregos.

Quando sofre lavagem especial e são tratadas com cera, a madeira de demolição pode surpreender, dando origem a peças bem urbanas, modernas. No entanto o rústico tradicional, com a madeira de demolição devidamente tratada mas modelo mais bruto, é o mais procurado.

De todo modo, mesmo uma casa mais clean tem lugar para um móvel clássico, como uma poltrona. No quarto, a madeira de demolição está presente em cabeceiras de camas e penteadeiras, além da cama e mesas de cabeceira.

Na sala aposte em cristaleiras, racks de tevê e todo e qualquer mobiliário que imaginar. E se tratados contra umidade, podem também estar presentes na cozinha, no banheiro e até mesmo em terraços, varandas e área externa.

Pisos de Madeira de Demolição

Sim: mesmo pisos podem ser feitos de madeira de demolição. Eles podem fazer parte de edições limitadas, já que são derivados de construções finitas.

Mais uma vez a versatilidade está em cena. Além das tábuas em tons tradicionais, pisos de peroba rosa de demolição trazem um visual arrojado. 

Vantagens da Madeira de Demolição

Além de sua grande versatilidade de estilos, a madeira de demolição também poupa muitas árvores, já que é reaproveitada de construções antigas.

Os móveis são feitos com grande esmero por carpinteiros especializados. Nos últimos anos se tornaram um hit entre decoradores e arquitetos.

Camas, mesas, cadeiras, armários, bancos e até móveis de escritório podem ser produzidos a partir dela.

Outra característica é a exclusividade dos modelos produzidos. Como os pedaços de madeira de demolição são únicos, com suas próprias dimensões e formatos, não é possível fabricar modelos em série.

Manutenção de Móveis de Madeira de Demolição

Para limpar seus móveis de madeira de demolição utilize apenas um pano macio e seco. Dispense todo produto químico. Caso precise retirar sujeira mais impregnada, umedeça levemente o pano e passe sem esfregar muito.

Um pano molhado demais poderá favorecer o surgimento de micro-organismos.

Aplique, a cada 30 dias, uma fina camada de cera de carnaúba. Isso evitará que o móvel fique opaco, além de protegê-lo. De tempos em tempos, utilize uma palha de aço para remover o excesso acumulado da cera e reaplique o produto.

Se colocar um móvel de madeira de demolição em áreas externas, apenas evite que ele fique em contato direto com a terra.