Calhas de Chuva: os Rufos e sua Função

Escrito por

Modelos de  Rufos e sua função!
Existem vários modelos e tipos de Rufos, cada um tem uma função especifica e neste assunto não é bom nem improvisar nem inventar.

No momento de escolher as calhas e os rufos é necessário saber qual a calha adequada ao uso que ser quer fazer dela,. quando e como usar os rufos.
Sempre levando em conta as particularidades do telhado, como: o espaço de junção entre o telhado e as paredes, quais as paredes que devem ser protegidas, o tipo de telha, extensão do telhado, queda de água, etc.

rufo de parede

Os Rufos o que são?

Rufos são as partes da cobertura que tem como missão proteger as paredes expostas, geralmente acima do telhado .Podem ser fabricados em chapa de aço galvanizada, alumínio, PVC ou zinco, de diversas espessuras.
O rufo de metal também pode ser substituído pelo modelo de  um adesivo sintético diretamente instalado na telha, em geral na união destas com paredes e em chaminés.(veja vídeo abaixo).

Em outras palavras rufos são acessórios de cobertura que evitam infiltrações nas juntas entre telhados e rachaduras nas paredes ou infiltrações por capilaridade nas de paredes de cobertura.Principalmente quando o telhado tem caimento contra a parede.

rufo

rufos
Este é um modelo de Rufo de Capa, com duas pingadeiras para proteção de paredes e muros com acabamento do dois lados.

rufo-2

Rufo de Capa, com uma pingadeira para proteção para o acabamento externo e do lado interno cobrindo a calha.

rufo-3

Este modelo é conhecido como Rufo de Encosto. Muito usado para cobrir espaços entre as telhas e as paredes.

rufo-4
Rufo de Capa cobrindo a parede e protegendo a fachada. Aqui voce pode notar também o uso do Rufo de Encosto trabalhando em conjunto um cobrindo o outro.

rufo-5

Aqui vemos o Rufo de Capa protegendo a parede de infiltração da água e o Rufo de Encosto também protegendo de infiltração uma parede mais baixa.

Como podemos ver os Rufos são os grandes protetores de paredes e muros expostos diretamente as águas das chuvas, orvalho e umidade.

Sem eles sua parede vai durar muito menos com as infiltrações que podem suceder ao longo do tempo, além de estragar a pintura interna com a ação da umidade, provocando bolhas e mofo.

Exemplos de instalação:

O conserto de um telhado é difícil, deve ser feito por um profissional e não é barato, portanto proteger as paredes que o sustentam é fundamental!