Misturadores para Cozinha: com Filtro, Purificador ou Ozônio

Escrito por

A principal função dos misturadores de água é promover a mistura das águas quente e fria, ao mesmo tempo, pela torneira. No entanto os modelos mais modernos fazem mais que isso. Eles também são capazes de limpar a água – seja por filtro, por purificador ou mesmo por ozonização. Saiba mais a seguir.

Existem dois tipos de misturadores: os de duplo comando, onde são necessárias duas torneiras para regular a temperatura que sai por uma bica, ou monocomando, com uma única torneira que controla a mistura, virando mais para um lado do que para outro.

Os misturadores de água com filtros, purificadores ou sistema de ozonização são bastante compactos. Possuem uma só torneira acoplada a uma, ou duas, bicas. Ou duas torneiras – cada uma pertencente a duas bicas diferentes, conforme nossa imagem em destaque.

Vai depender do modelo.

As bicas também tendem a ser móveis. Por isso é possível instalar uma única torneira e bica numa pia de cubas duplas. Numa cuba você poderá utilizar a água filtrada (ou purificada, ou ozonizada) para lavar alimentos e na outra para lavar louça.

Misturador de Cozinha com Filtro

misturador filtro

Misturador com uma saída de água e duas torneiras, uma para acionar o filtro

Filtros de água são feitos normalmente a partir de minerais que retem as impurezas da água. Os mais avançados, presentes em misturadores, empregam elementos filtrantes mais sofisticados, como é o caso do Carbon Block.

Eles vem envoltos em cápsulas. na hora de trocar, ela evita o contato direto da pele humana com o conteúdo do filtro. É importante trocá-lo a cada 1.500 litros, o que pode se traduzir em cerca de seis meses de duração.

Além de reter cerca de 85% de partículas sólidas, o filtro diminui a concentração de cloro da água em, no mínimo, 75%.

Misturadores que Também são Purificadores de Água

purificador

Ao puxar a alavanca para fora você obtém água purificada

Além de filtrar partículas e reduzir o cloro da água que chega pelo encanamento, o purificador também combate bactérias.

Numa bica de cozinha com misturador, essa função poderá ser acionada por botão ou torneira dedicada.

Alguns modelos permitem que a água encanada e a purificada sejam acionadas ao mesmo tempo e sair em bicas diferentes sem misturá-las. Se for este o caso, a purificada sempre sairá em temperatura ambiente.

Eles suportam temperatura máxima da água em até 70 graus centígrados. A pressão varia entre 5 a 40 m.c.a.

Misturadores de Ozônio: os Mais Eficientes

ozonizador

A iluminação LED no botão indica que o ozonizador está ativo

Embora sejam os misturadores mais caros, os de ozônio são os mais eficientes na hora de purificar a água.

Você poderá optar pelos que possuem botões de acionamento do comando de ozônio, na hora de beber água. Eles acendem com luzes de LED, para mostrar que estão em atividade.

Ou poderá investir no modelo que posiciona o ozonizador logo abaixo da bancada. Este transforma o oxigênio em ozônio primeiro. Em seguida, manda a água tratada aos canais misturadores.

Misturadores com tratamento de água por ozônio eliminam 99% das bactérias, sem prejudicar o meio ambiente e sem deixar resíduos na água.

Também são capazes de remover 75% de agrotóxicos. Possue propriedades oxidantes que desintegra a composição química desses venenos.
Para completar, remove odores indesejados, como os de alho e cebola das mãos.

Assim como o purificador, o misturador com ozonizador suporta até 70 graus centígrados de temperatura máxima e oferece pressão de 5 a 40 m.c.a.