Mesas de cabeceira são coadjuvantes muito importantes junto à cama. São elas que abrigam itens desejáveis na hora do descanso: um livro, uma luminária, copo d´água, remédios. A boa notícia é que o criado-mudo não precisa ser convencional. Na verdade, ele pode vir na forma de diferentes móveis e objetos. Confira algumas ideias e torne a decoração do quarto mais criativa.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Regras Gerais para Decorar com Mesas de Cabeceira Alternativas[/h2]
Com o crescimento das vendas de camas tipo box, que estão tomando o lugar do conjunto cama e mesinhas de cabeceira, as pessoas tem sido mais criativas na hora de improvisá-las.
Nessa hora, a regra mais importante é que o criado-mudo alcance uma altura compatível com a da cama. Isso significa que ele pode ser um pouquinho mais alto ou ligeiramente mais baixo do que o leito.
Outro detalhe é que a mesinha seja capaz de comportar tudo o que é necessário. Nesse ponto, você pode economizar espaço instalando uma luminária de parede logo acima dela, ao invés do modelo tradicional do abajur de pé.
Também vale lembrar que as mesinhas em cada lado da cama não precisam ser iguais. A diferença entre elas confere um enorme charme à decoração.
Inclusive, se você quer dar uma bossa a um ambiente que já possua dois criados-mudos iguais, mande um deles para algum lugar na sala e substitua-o, no quarto, por alguma ideia alternativa.
As propostas de mesinhas laterais para a cama são muitas. Veja a seguir algumas das melhores.
[h2 type=”2″ width=””]Criado-Mudo com Móveis[/h2]
Assentos são a forma mais simples de improvisar uma mesa de cabeceira para o seu quarto.
Uma cadeira, banco ou pequeno pufe que esteja sobrando na casa podem ser uma ótima – e divertida – saída.
Para aumentar o aproveitamento desses objetos, providencie uma cestinha e coloque-a sob a cadeira ou banquinho. Ali será possível guardar livros e revistas que você está lendo.
No caso dos pufes, que em geral são acolchoados, coloque uma bandeja sobre ele. Isso dará estabilidade aos objetos que ficarão sobre ele.
Estantes também dão excelentes criados-mudos, assim como prateleiras e nichos instalados nas paredes. Use mais de um, caso a necessidade de espaço seja alta.
Uma prateleira mais comprida, inclusive, poderá ser colocada entre duas camas de solteiro e ser compartilhada. Cada uma de suas extremidades servirá a uma cama diferente.
Essa prateleira pode ser substituída por uma É uma boa maneira de economizar espaço.
Um pequeno carrinho de sobremesas também poderá dar um toque especial no seu quarto – além de ser altamente funcional como criado-mudo.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Mesa de Cabeceira a Partir de Objetos[/h2]
No entanto é no departamento de objetos que as mesinhas de cabeceira alternativas, assim como as cabeceiras de camas, alcançam o auge da imaginação.
Você pode começar tentando com uma simples escada de poucos degraus, aonde cada um deles sustenta os diferentes itens que você precisa ter por perto na hora de dormir.
Indo um pouco mais longe, que tal um balanço, com cordas instaladas no teto, para criado-mudo?
O ideal é que o assento seja feito de uma madeira bem pesada, para dar mais estabilidade ao modelo. Cordas grossas também ajudam.
Se você possui baús ou malas antigas, que não utiliza mais, poderá empilhá-los ao lado da cama. Se quiser incrementar o visual, pinte-os de uma cor que pertença à palheta do ambiente.
Caso só possua um baú ou mala, providencie um banquinho simples para elevá-lo até o nível da sua cama.
Se a sua decoração for mais pop e você dispõe de muitas revistas antigas, poderá empilhá-las e prendê-las com um cinto. Para não correr o risco de molhá-las, coloque um vidro transparente no topo. Assim, será possível visualizar a capa.
Você é músico? Providencie um tambor velho e faça-o de criado-mudo! Uma bonita cestinha de lixo de arame virada de cabeça para baixo também pode ser ressignificada ao lado da cama.
Uma proposta mais rústica pode incluir caixotes de legumes, desses de feira, ou barris de madeira ou metal.