É Menino! Decoração para o Quarto do Bebê

Escrito por

 

Decorar um quarto de menino pode parecer, à primeira vista, um pouco mais complicado do que seria o de uma garotinha.

A quantidade de temas e elementos disponíveis no mercado pode parecer menor, mas, na verdade, a arrumar o quarto do bebê masculino é uma tarefa muito rica e cheia de opções.

Veja como a decoração de quarto do bebê menino pode ser divertida.

Pintando o Quarto do Bebê

quarto meninoPara pintar o quartinho do bebê, procure utilizar tintas látex ou acrílica à base de água.

Algumas marcas já possuem produtos no mercado – inclusive sem cheiro. Se tiver dúvidas em relação à tinta escolhida, pergunte na loja qual o melhor produto.

E não custa lembrar, se a grávida tiver sensibilidade à algum dos componentes ao odor da tinta é melhor passar essa tarefa para outra pessoa.

Tecidos para Decorar o Quarto do Bebê Menino

Os tecidos podem ser usados para completar a decoração.

Opções adesivas, por exemplo, são ótimas para substituir o papel de parede.

Nesse caso, é bom impermeabilizar o revestimento para facilitar a limpeza: as lojas que vendem e aplicam o tecido costumam cobrar pelo serviço à parte.

Para os tecidos que ficam em contato direto com a pele do bebê, como os usados na roupa de cama, a melhor coisa é optar por tecidos naturais e mais delicados.

Temas para o Quarto do Menino

quarto meninoHoje em dia é possível abusar de alguns temas para o quarto de bebê masculino para, inclusive, tentar fugir do uso exagerado da cor azul.

Temas como circo, floresta, safári e marinheiro são os atuais queridinhos de quem está planejando a chegada de um menininho.

Enquanto o tema circo permite uma explosão de cores e formas, o tema de safári deixa que você use a cor verde e tons de madeira e mais terrosos.

O uso do tema marinheiro pode ser combinado com bichinhos como ursinho e outras cores além do marinho e do branco, como vermelho.

Organização e Segurança no Quarto do Bebê

Como estamos falando de um quarto de bebê, pensar na segurança é fundamental – principalmente no berço, onde o bebê vai passar grande parte do seu tempo.

Além do móvel em si, fique atento à qualidade do colchão e também da roupa de cama.

quarto meninoMuitos pais costumam esperar a descoberta do sexo do bebê antes de começar a decoração do quartinho, mas alguns móveis mais simples podem ser comprados com antecedência.

Quem vai determinar quando o cômodo deve estar pronto é mamãe, afinal, lá pro fim da gravidez pode ser difícil ficar arrastando móveis.

Para essa hora deixe apenas os detalhes.

Além de um guarda-roupa que pode servir até a criança ter alguns anos de vida, é legal investir em uma boa cômoda cheia de gavetas para acomodar as peças de roupa, que costumam ser pequenas.

A parte de cima do guarda roupa pode servir ainda para abrigar os pacotes de fralda que você vai ter que guardar.

Na hora de arrumar o trocador de fraldas, lembre-se de deixar tudo que pode ser necessário sempre à mão: pomadas, algodão e outros acessórios devem ficar em prateleiras ou bandejas próximas – além, é claro, de fraldas limpas e um lixinho para descarte das usadas.

Aqui, o importante é que a decoração seja funcional e não atrapalhe na atividade.

Para os pequenos acessórios ou brinquedos, o ideal é apostar em nichos e prateleiras.

Pensando na iluminação, é legal investir em um dimmer: assim você consegue controlar a intensidade da luz principal.

Luzes de apoio como luminárias e abajures são bem-vindos para manter o clima ameno até quando o bebê estiver dormindo.

Quartos de menino, em especial, também podem contar a presença de algumas peças bordadas e acabamentos de babados – como a criança ainda é muito pequena, detalhes mais delicados como esses não interferem de maneira feminina no quartinho.

Considere também comprar uma poltrona confortável para a hora da amamentação: como mamãe e bebê ficarão ali por muito tempo, é importante que o móvel seja relaxante e ergonômico.

Autoria: Texto elaborado por Raquel Godoy, da equipe do Viva Decora – Decoração.