Janelas são os olhos da casa – e as vias respiratórias também. Na hora de definir aonde elas ficarão localizadas é preciso levar em conta fatores como entrada de luz externa e de vento. Saiba mais a seguir.[clear]
A localização de uma janela nunca é aleatória num bom projeto arquitetônico. Ela não apenas traz mais conforto como também economia na conta de eletricidade! Confira as melhores dicas para fazer isso acontecer.
[h2 type=”2″ width=””]Construção da Janela: Avalie a Necessidade de Luz para Cada Cômodo[/h2]
É por meio de janelas que os diferentes cômodos da sua casa receberão mais ou menos luminosidade e ventilação. Quando projetar seu imóvel, utilize uma bússola para saber aonde o sol nasce.
O mais recomendado é que a cozinha fique sempre numa posição que receba menos raios solares, já que costuma ser o local mais quente da casa e aonde despensas de comida estão. Se a sua cidade é de temperaturas altas, também planeje os quartos para essa direção.
Já os banheiros, que tendem a muita umidade e formação de fungos, devem estar voltados para a direção que mais recebe sol.
As janelas devem ser maiores em cidades de menor incidência de sol. O ideal é que se estendam de parede a parede. Já em regiões de maior incidência é possível projetar janelas menores – de 10% a 20% do tamanho da parede.
Na sala, prefira as de correr; no quarto, com venezianas que controlam a intensidade de luz e do calor que entra.
[h2 type=”2″ width=””]Localização da Janela e Ventilação[/h2]
Sua casa está com uma incidência de luz solar bem equilibrada, mas ao mesmo tempo precisa estar bem ventilada.
Um dos melhores artifícios para promover correntes de ar em casa é a chamada ventilação cruzada. Aqui, portas e janelas devem ser posicionadas em lados opostos ou adjacentes, sempre na orientação dos ventos da região.
Em outras palavras, veja para qual direção predominante os ventos sopram – e localize as janelas bem no caminho deles. A parede barlavento é aquela que recebe o vento; a sotavento, a oposta, vai promover a corrente de ar e deixar que ela saia da casa.
Se na sua região venta muito, mas janelas devem ser menores; se venta pouco, precisam ser do maior tamanho possível.
[h2 type=”2″ width=””]Prefira Janelas de Fácil Acesso[/h2]
Algumas vezes projetos arquitetônicos mais sofisticados preveem a construção de janelas em locais de difícil acesso. Elas requerem escadas longas e outros ferramentais para limpá-las ou simplesmente abri-las ou fechá-las.
Claraboias e aberturas para iluminação zenital, por exemplo, podem ser complicadas de manter sem ajuda profissional.
Se você deseja total autonomia na limpeza e no controle das janelas, certifique-se de que o projeto contemple janelas acessíveis.