Mau Cheiro dos Ralos: Verifique a Instalação

Escrito por

 

Entenda como os ralos funcionam e aprenda a evitar o mau cheiro.

O Que São os Ralos e como Funcionam?

Ralos são dispositivos instalados na extremidade da tubulação. Sua função é coletar as águas servidas e destiná-las geralmente à caixa sifonada.

Em alguns casos, os ralos levam ao esgoto sanitário, que são providos de acabamentos que evitam o seu entupimento, podendo ser sifonados ou não.

Os ralos possuem entrada superior e somente uma saída para condução dos efluentes para a rede de esgoto sanitário.

Modelos de Ralos

Marca Tigre:

 

ralos tigre

De modo geral os ralos conduzem o efluente (esgoto) para uma caixa sifonada. Por esse motivo os ralos podem ser sifonados ou não.

Há uma ideia que não se pode interligar o tubo que sai da caixa sifonada com o tubo de esgoto do vaso sanitário. No entanto se a instalação que será interligada ao tubo do vaso sanitário estiver sifonada corretamente, não há o menor problema.

Instalação de Esgoto de um Banheiro

esquema esgoto

Há a possibilidade de se dispensar o sifonamento dos ralos se eles forem diretamente conectados a caixa sifonada, que impedirá a passagem dos gases provenientes da rede pública de esgoto sanitário.

Caixa Sifonada

Dispositivo destinado a receber esgoto dos ralos, dos aparelhos sanitários ou ainda de lavagens de pisos.

Possui várias entradas de um mesmo diâmetro e apenas uma saída que será dimensionada (calculada) de acordo com a quantidade de aparelhos sanitários instalados.

Também é dotada de fecho hídrico que impede a passagem dos gases da rede pública de esgoto.

Caixas Sifonadas:

caixas sifonadas

 OBS: Para uma melhor proteção do fecho hídrico, instalam-se ramais de ventilação devidamente dimensionados no ramal de esgoto (tubulação que sai da caixa sifonada) que tem sempre o maior diâmetro em relação às entradas da mesma.