Aluguel de Betoneiras: Economize em Projetos Residenciais

Escrito por

Por terem uma escala menor do que os prédios e grandes lotes, as casas geralmente demandam um tempo de construção menor e uma estrutura de obras mais enxuta.

Mas, como em qualquer projeto residencial, é necessário considerar todos os fatores e o aparato envolvido no canteiro de obras.

O processo pode ser facilitado com a contratação de mão de obra qualificada e o aluguel de diversos itens do maquinário, como a betoneira, também conhecida como misturador de concreto.

Sua principal função no cronograma de obras é estar presente no momento de concretar uma superfície, laje ou espaço.

Essa etapa é uma das mais importantes em todo o processo e qualquer falha pode comprometer toda a construção ou reforma.

Veja a seguir as vantagens de se alugar uma betoneira.

Quando Vale a Pena Alugar uma Betoneira?

betoneiraAlugar é bastante viável: há um mercado para isso.

O valor do aluguel geralmente compensa quando a obra tem um tempo mais curto de duração.

Em qualquer reforma ou construção, há a necessidade de uma betoneira em diversas etapas, pois é um equipamento utilizado para a mistura de materiais.

O valor do aluguel pode ser muito menor do que aquele que seria gasto na compra de um produto novo no caso de obras com metragem e tempo reduzidos. Nesses casos, vale a pena buscar as melhores empresas para ajudar nessa tarefa.

Aluguel de Betoneira: Vantagens

betoneiraCaso a pessoa ou a empresa já tenha um bom terreno para a construção, os valores podem ser reduzidos com escolhas simples e essenciais.

O aluguel de uma betoneira, por exemplo, pode ser uma solução para agilizar o serviço e facilitar a execução de várias etapas do projeto.

Além disso, a contratação da mão de obra por conta própria e a gerência dos prazos, dos materiais e de todo o controle financeiro, além de possíveis interferências em cada detalhe no decorrer da construção, podem ser avaliados com mais proximidade e segurança.

A pesquisa de preços e marcas é muito importante na compra dos materiais de construção, que podem ser comprados pessoalmente, em lojas físicas, ou pela internet, em sites de empresas especializadas.

Isso permite que o controle seja feito de forma muito mais precisa, facilitando todo o trabalho e trazendo mais economia.

Tamanho Ideal Conforme a Utilização da Betoneira

O tamanho de escolha da betoneira varia de acordo com a obra.

Em geral, os modelos fixos são menores e podem ser usados tanto em ambientes fechados quanto em espaços abertos. Nesse caso, ela também tem uma produção menor de misturas e consome menos energia.

A conta básica para decidir o tamanho é pensar na eficiência necessária para cobrir uma determinada área. Por exemplo, uma betoneira com capacidade de 400 L no tambor e carga ideal de 230 L produz 3,45 m³ de mistura por hora.

São 15 ciclos por hora e, caso seja necessário ter uma demanda superior a isso, é preciso investir em modelos maiores.

Para obras de grande porte, invista em uma betoneira móvel, como os famosos caminhões betoneira, que têm uma capacidade elevada e produzem muito mais material em um curto período de tempo.

Os gastos de energia elétrica também precisam ser levados em consideração.

No caso de uma betoneira pequena, com capacidade de 400 L e usada em obras domésticas, o consumo especificado pelo fabricante é de 1,5 kWh.

Quando Comprar uma Betoneira

betoneiraQuem ainda pensa na compra de uma betoneira, principalmente pela incerteza de quanto tempo durará a obra ou pela facilidade de já ter este equipamento para ser usado em outros projetos, deve investir em marcas de referência no mercado.

Mesmo que você não realize uma obra futuramente, há a opção de revendê-la posteriormente ou ainda alugá-la para profissionais do ramo.

Na hora de decidir pela compra de uma betoneira, é necessário pensar em dois fatores: a duração da obra e as proporções do projeto. Em uma obra pequena, comprar é muito mais vantajoso se todo o processo de construção exigir mais de 30 dias de uso da betoneira.

Considerando que o aluguel diário fica entre R$ 80 e R$ 100, a compra fica mais econômica do que o uso temporário desse maquinário.

Já no caso de uma obra maior, vale a pena pensar no aluguel de uma betoneira de grandes proporções ou um caminhão betoneira para a realização do serviço em um curto período de tempo.

Um edifício, por exemplo, exigirá uma alta eficiência em curto período de tempo, já que toda a superfície de uma área precisa ser concretada em um só dia.

A compra é bem-vinda, principalmente pela possibilidade de fazer anúncios pela internet e ter o contato com empresas que adquirem betoneiras usadas para oferecer o aluguel posteriormente.

Com a compra de produtos novos, é possível ter mais segurança quanto ao bom funcionamento da betoneira e a garantia de troca caso haja algum problema ou falha.

É importante lembrar sempre que esse produto também precisa ser operado por um especialista; exija o certificado de treinamento de operador de betoneira para quem for usá-la na obra.