Manutenção na Hidráulica: Tipos

Escrito por

A manutenção do equipamento, seja ele hidráulico ou outro, é fundamental para aumentar a durabilidade de sua máquina. E, também claro, evitar aborrecimentos ou despesas maiores por quebras devido ao desgaste ou mau uso. Existem três formas de manutenção. Conheça-as.

Manutenção Hidráulica Preventiva

É o tipo de manutenção mais adequado. Usando este tipo de manutenção você evita que um possível problema que poderia ser simples se torne ainda maior .
Este procedimento de manutenção preventiva é aplicado antes do defeito se apresentar; de preferência, os possíveis problemas já serão previstos ainda na fase do projeto hidráulico.

O ideal é efetuar esta manutenção de forma programada. Assim o usuário pode manutenir seu equipamento sem que haja nenhum prejuízo quanto ao seu uso ou sua função.

Se houver um problema no rolamento de uma bomba d’água, por exemplo, isso pode levar à queima do equipamento devido a um super aquecimento.
Porém, se for realizada a manutenção preventiva, este problema pode ser sanado e aumentar a vida útil do equipamento .

Manutenção Hidráulica Preditiva

Este tipo é mais utilizado em indústrias. Ele verifica a média de vida útil dos componentes de um equipamento. As peças costumam ser trocadas pouco antes da média de seu tempo útil, evitando assim a parada repentina da aparelhagem.

Esta média é feita com base em estudos de tempo de duração de peças em perfeito estado. Isto possibilita uma previsão bem aproximada de quanto tempo as peças funcionam.

hidraulica

Exemplo: se um rolamento tem uma vida útil média de 5000 horas, a revisão preventiva determina a troca deste rolamento antes das 5000 horas, evitando assim o risco de parada do equipamento.

Manutenção Hidráulica Corretiva

É o tipo de manutenção mais utilizado e o menos indicado. É feito quando ocorre a quebra repentina do equipamento.

Claro que isto gera vários incômodos, fora o fato de que a quebra ou queima de um componente pode ter um efeito em cadeia prejudicando outras peças do equipamento. Encanamentos, registros e rolamentos podem estar danificados.

O ideal é que este tipo de conserto nunca ocorra. Se ele ocorrer, significa que não há um plano inteligente de manutenção.