Que tipo de madeira cupim não come?

Os cupins não comem as madeiras de alta durabilidade natural como a Aroeira, o Ipê, a Massaranduba e diversas outras que são resistentes ao ataque. Em geral, as madeiras resistentes são duras e pesadas.

A durabilidade da madeira pode ser conseguida também com alguns produtos químicos que, quando aplicados, são tóxicos aos insetos.

Cupim come assoalho?

Raramente os cupins de madeira seca atacam o assoalho, pois as madeiras utilizadas em sua fabricação costumam ser duras e resistentes ao ataque.

Por outro lado, os cupins de solo podem atacar assoalhos, especialmente as peças que tem partes constituídas de alburno (brancal), que é uma região perecível da madeira, mesmo nas espécies de alta durabilidade natural.

Tratamento e Preparação da Madeira Contra Cupins

Atualmente existem vários produtos que tratam madeiras infestadas por cupins e brocas, protegem contra as infestações, tem poder de fixação e longo efeito residual.

São indicados na construção civil, na indústria e no lar, em portas, janelas, forros, estruturas de telhados, esquadrias e qualquer peça em madeira.

Não devem ser usado em madeiras que estejam em contato direto com o solo.

Madeiras com Acabamento

Remova o acabamento antigo antes de usar o produto.

Depois de seco, aplicar um novo acabamento seguindo o processo de aplicação.

Tratamento Preventivo

É sempre de fundamental importância que toda a madeira que for empregada na construção de uma casa, em sua estrutura ou até mesmo em objetos devam ser tratadas contra fungos, brocas e cupins.

A madeira deve estar seca e sem acabamento, em sua forma final de uso, ou seja, lixada, entalhada, perfurada etc.

 

Aplicação

  • aplicação produtoPincel: aplique uma farta demão com pincel ou broxa em toda a madeira. Em peças já instaladas, reforce a aplicação em encaixes, juntas e áreas de contato com alvenaria e concreto.
  • Imersão: utilize tanque com calha de drenagem e tampa. A madeira deve ficar totalmente imersa por 2 minutos e depois ser retirada e colocada na calha para drenagem do excesso do produto. O material recolhido da calha de drenagem pode ser reaproveitado misturado ao produto do tanque.
  • Aerosol: Procure orifícios na madeira e aplique o produto acoplando o aplicador e a agulha aos orifícios. Sature, aplicando jatos curtos.

Tanto na aplicação da versão líquida quanto da versão aerossol, bata de leve na madeira para identificar regiões ocas que apresentem infestações.

Caso não existam orifícios nestas regiões, faça um pequeno furo e aplique o produto.

Em todos os processos de aplicação, recomendamos aplicar pelo menos duas demãos.

Rendimento referencial:

  • Pincel ou imersão: 5 a 8 m2 por litro/demão;
  • Aerossol: até 10 m² por litro/demão.

Pode variar de acordo com a preparação da superfície, método e técnicas de aplicação e absorção da madeira.

Considerar nas aplicações à pistola maior perda do produto, devido à dispersão do produto durante a aplicação.