Localização e paisagismo da piscina…

Escrito por

 

A localização da piscina em relação ao sol, vento e árvores é muito importante.

Uma piscina exposta à luz solar direta e abrigada do vento proporciona maior prazer.

 

A presença de árvores nas imedia ções aumenta consideravelmente o trabalho de manutenção, mas apesar disso, deve-se prever áreas de sol e sombra ao redor do tanque.

A construção de um muro ou cerca fechada pode auxiliar a abrigar a piscina do vento, a garantir a privacidade, aumentar a segurança e desencorajar o uso não autorizado.

O afastamento do tanque das propriedades vizinhas deve ser no mínimo de 1,50 m.

As piscinas internas (cobertas-fechadas) devem ser construídas em um ambiente isolado de forma a impedir que o vapor se distribua para as demais dependências da casa.
O ambiente deve ser bem ventilado e mantido a uma temperatura pelo menos 5º C acima da temperatura da água para reduzir a condensação nas paredes e janelas.

Área circundante ao tanque

Nota-se que comumente a área circundante ao tanque não recebe a atenção devida e torna-se o ponto fraco de uma bom projeto de piscina.

Vamos considerá-la sob vários aspectos:

* Faixa pavimentada

Deve ter largura mínima de 1,80 m nas piscinas públicas e de 1,20 m nas piscinas semipúblicas, tendo declividade mínima de 2% a partir da borda do tanque até o sistema de drenagem.

O sistema de drenagem, das águas pluviais e da derramada pelos banhistas, deve assegurar que não ocorra escoamento de água dos arredores para o interior do tanque.
Portanto, no dimensionamento do sistema de drenagem devem ser consideradas as contribuições causadas por paredes, telhados ou quaisquer elementos que coletem água de chuva e a conduzam para a área circundante ao tanque.

A drenagem deverá ser efetuada por vários pontos e ser super-dimensionada para evitar transtornos causados por obstruções de grades e ralos.

A faixa pavimentada deve ser revestida com material antiderrapante, lavável e que não cause danos ou desconforto excessivo ao usuário, sendo bastante comum em nosso meio a utilização da chamada pedra mineira.

Produtos para bordas e circulação

As áreas de circulação em volta da piscina ou nos acessos são importantes pois são áreas que, além de contribuir para uma estética agradável, garantem uma circulação limpa, evitando que sujeiras sejam levadas para a beirada e interior da piscina.

Estas áreas também requerem atenção pois, por estarem em uma área externa, podem estar molhadas e assim aumentam a possibilidade de escorregamento.
Por isto o produto escolhido deve ter a indicação do local de uso LE, se for esmaltado. Se for porcellanato, deverá ter coeficiente de atrito (COF) II.