Limpeza Depois da Obra: Quais Produtos Usar

Escrito por

Ao finalizar uma obra os profissionais envolvidos entregam a casa, o apartamento ou o empreendimento tal qual como o cliente solicitou. Mas muitos desses profissionais, pedreiros e arquitetos, se esquecem de uma etapa muito importante. Orientar o proprietário sobre como limpar toda a sujeira que a obra gerou é fundamental. Sem problemas! Damos as dicas a seguir.

A limpeza pós-obra deve ser feita com produtos adequados. Caso contrário, pode causar danos nas instalações do imóvel.

É muito comum que, por falta de conhecimento, muitos desses profissionais ou mesmo o proprietário acabem utilizando produtos inadequados para remover as sujeiras da obra. Essa atitude equivocada pode causar e gerar gastos para recuperação.

Se você está perto de concluir a obra do seu imóvel, saiba como escolher o produto certo para limpar a sujeira após a obra.

Escolhendo o Melhor Produto para a Limpeza Pós Obra

aspirador chão obraAo contrário do que pensa uma boa parte das pessoas que estão envolvidas com o andamento de uma obra, fazer a limpeza após a conclusão da obra não é uma tarefa exatamente fácil.

Cada revestimento exige um tipo de limpeza diferente. E há muitos produtos no mercado que podem trazer danos irreversíveis para a sua obra.

Para evitar usar o produto inadequado na sua obra, você deve pensar, primeiramente, em dois fatores muito importantes. O tipo de sujeira que você pretende limpar e a superfície que receberá o contato com o produto.

Para escolher o produto mais adequado para a limpeza pós-obra, você precisa combinar essas duas situações. Ter um produto compatível com a superfície que será limpa. E que, ao mesmo tempo, seja eficaz para remover a sujeira.

Quando você escolhe o produto adequado, você remove a sujeira sem que a limpeza cause danos na superfície que se encontra suja. Saber se o produto é neutro, alcalino ou ácido também contribui para que você faça uma escolha mais segura para a limpeza de sua obra.

Faxina Depois da Obra: Um Produto para Cada Tipo de Sujeira

Cada tipo de sujeira exige um produto diferente. Para sujeiras de composição orgânica, como por exemplo cola, cera, graxa, vaselina, manchas de gordura e tintas acrílicas, o ideal é usar produtos alcalinos.

Produtos alcalinos dissolvem com mais facilidade os tipos de sujeitos citados acima.

A sujeira que se pretende limpar também pode ser restos de materiais utilizados durante a obra. Isso inclui areia, terra, gesso, rejunte e cimento. Então, os produtos de base ácida são os mais recomendados.

limpando chão cozinhaTenha muita atenção na escolha deste tipo de produto. Em sua maioria, possuem muitas restrições e podem danificar superfícies se usados incorretamente.

Como praticamente em toda obra podemos encontrar restos de cimento, rejunte e gesso, indicamos consultar empresas especializadas no fornecimento de produtos para limpeza pós obra, com objetivo de te ajudar na escolha do produto ideal para limpar sem danificar.

Já para fazer limpezas de manutenção ou outros tipos de limpeza pós-obra mais comuns, como pó, poeira, entre outros resíduos, os produtos mais apropriados são os produtos neutros.

Os produtos neutros são confiáveis para realizar limpezas sem causar danos à superfície que está sendo limpa, mas não removem todo tipo de sujeira.

Ler o rótulo e conhecer o pH do produto que você escolheu para fazer a limpeza pós obra também pode ser útil para saber se esse é o detergente mais adequado para remover a sujeira de forma eficiente.

Outras Dicas para Fazer a sua Limpeza Pós-Obra

Faça a limpeza conforme determina as especificações do produto. Use sempre um recipiente para a diluição antes de fazer a aplicação do produto na superfície. Jamais aplique diretamente.

Evite usar acessórios abrasivos para esfregar, pois podem danificar. Sempre que possível, faça um teste com o produto escolhido, limpando uma pequena parte mais discreta da superfície. Observe se não haverá alteração de cor ou brilho.

Exatamente por todos estes fatores, é importante você planejar como fazer e quais produtos usar na limpeza pós obra de seu imóvel. Isso pode te poupar tempo e evitar danos. Consulte empresas especializadas e analise os detalhes com alguns dias de antecedência.