Lettering: Decorando a Casa com Frases e Palavras

Escrito por

Você pode verbalizar o que a sua decoração está dizendo de outras formas. O lettering, que é o uso de frases e palavras escritas no ambiente, é capaz de traduzir o que cores, formas, tecidos e revestimentos expressam num cômodo da sua casa. Conheça algumas maneiras de dar voz ao seu estilo!

Como Usar o Lettering na Decoração

poster letteringExistem algumas formas de usar o lettering em casa. A mais fácil delas é simplesmente comprar um pôster pronto que contenha uma frase ou uma palavra que você quer que esteja sempre presente na sua vida e inspire suas visitas.
Igualmente possível é encontrar uma imagem na internet, em alta definição, com essas mesmas características e mandar imprimir num birô. Ou, se tiver talento, você mesmo criar o pôster.

Se quiser ser mais discreto, imprima a imagem no tamanho de um porta-retrato grande, coloque-o lá e acomode o objeto numa mesa ou aparador.

Outra forma de trazer as palavras para dentro de casa é pintar uma parede, ou parte dela, com tinta especial de quadro negro – a tinta lousa. Depois de seca, você poderá escrever frases na superfície.
sala letteringAqui, você poderá escrever você mesmo – ou contratar um designer ou artista com mão firme para escrever para você com uma letra bem estilosa. Periodicamente, você poderá trocar a mensagem. Bastará apagar a anterior.

Caso a parede esteja localizada num lugar de passagem mais intensa, o melhor será fazer o lettering com tinta definitiva – ou ele poderá apagar com esbarrões. Cogite comprar um gabarito com letras em traçado interessante e vá montando a frase.

Existem também letras em blocos ou em madeira que você compra e monta uma palavra ou mensagem. Elas ficam lindas em prateleiras. Podem, inclusive, servir de apoio para livros.

Há, ainda, o lettering que já vem com a palavra prontinha e é feito para pregar na parede. Eles são feitos de metal, madeira, materiais plásticos ou até mesmo de neon.

Finalmente, você poderá comprar, ou mandar fazer, letras ou paradas em vinil adesivo, para decalcar diretamente sobre a parede.

Lettering em Diferentes Ambientes

cama quarto letteringA mensagem do lettering pode variar de cômodo a cômodo. Na sala, mensagens mais genéricas e frases de bem estar podem dominar. Nos quartos, palavras de amor ou mesmo de bons sonhos são bem particulares.

No cantinho do trabalho, uma boa ideia são palavras ou frases sobre sucesso, realização e incentivo. No banheiro ou lavabo, um convite para o relaxamento (perto da banheira, por exemplo) ou vaidade (sobre um espelho).

lettering balãoNa cozinha, copa, churrasqueira gourmet ou sala de jantar, um simples “Bom Apetite!” poderá fazer a mágica. Nesses ambientes você também poderá disponibilizar um quadro negro com bonita moldura para que os convidados deixem uma receita de presente.

Você pode até mesmo usar o lettering para um evento especial. Uma sugestão de grande efeito é encher balões e escrever uma palavra que tenha a ver com o propósito do encontro.

Lettering: A Importância do Tipo de Letra

letteringO grande segredo estético do lettering é o desenho da letra. A fonte, também conhecida como tipografia, é o segredo. Assim, junto com a mensagem, o lettering se torna o ponto focal do ambiente – o detalhe que atrairá todos os olhares.

O importante é que o desenho da letra dialogue com o restante da decoração. Uma letra mais clássica, por exemplo, poderá reforçar uma decoração idem.

Da mesma forma, se você quiser quebrar um pouco um estilo sóbrio, poderá utilizar tipografias mais modernas, sem serifas, por exemplo. Letras cursivas são mais íntimas e informais. Ficam ótimas em ambientes mais despojados e contemporâneos.