Lavanderias Charmosas de Apartamentos

Escrito por

Nem sempre a lavanderia entra no projeto de decoração do apartamento. Mas deveria! Afinal, quanto mais organizada, mais espaço é aproveitado. Veja a seguir alguns exemplos de lavanderias estilosas para a sua casa.

A lavanderia funciona como uma espécie de bastidor do seu closet. É lá que as roupas são lavadas e passadas para, então, ingressarem limpas e cheirosas para serem guardadas.

Nem por isso esse espaço de grande atividade deve ficar fora do seu plano de repaginação da casa. Confira alguma de nossas sugestões e sinta prazer em, também, frequentar essa parte da casa.

Definindo o Estilo da sua Lavanderia

maquinas de lavar vermelhasSim, seu espaço para lavar roupas pode conter todos os elementos que convidam os demais cômodos a entrar e ficar. Você pode adotar estilos bem definidos como clean, pop, rústico, provençal… é só escolher.

A partir disso, você definirá uma paleta de cores que corresponderá à proposta e poderá pensar em pintar uma parede, comprar utensílios dos tons afins e até mesmo pendurar quadros.

Em geral os eletrodomésticos, como a máquina de lavar ou secadora, são em tons neutros (como branco ou bege) ou em aço escovado. Eles são perfeitos para qualquer proposta de decoração.

No entanto há sempre aqueles modelos mais sofisticados que vem em tons vibrantes: não perca a oportunidade de criar uma decoração a partir deles.

Se possível, divida seu espaço nas áreas de lavagem da roupa (com cesto de roupa suja e lavadora), secar (com secadora e varal) e passar (com cesto de roupa limpa e tábua).

lavanderia verdeVocê poderá fazer essa distinção utilizando diferentes cores nas paredes. E não só utilizando tintas: adesivos de azulejos e até mesmo papel de parede são grandes pedidas. No segundo caso, escolha um do tipo lavável.

Ladrilhos tipo pastilhas, ou hidráulicos, são muito charmosos e estão em alta na decoração de interiores.

E no chão, que está sempre correndo o risco de molhar, não dispense tapetes de algodão ou outras fibras naturais que secam com rapidez.

Arrumando sua Lavanderia com Estilo

lavanderia azulA decoração foi feita – mas toda lavanderia sempre corre o risco de acabar ficando desarrumada, semelhante a um depósito. A proposta é contar com o máximo possível de armários para guardar objetos.

Se ao invés de armários você tiver prateleiras e nichos, significa que os produtos de limpeza ficarão expostos. Arrume vasos transparentes com tampas para guardar o sabão em pó e o amaciante. Guarde os outros produtos em cestas.

Uma ótima ideia para pendurar camisas e vestidos que acabaram de ser passados é contar com um cabideiro próximo à tábua de passar. Ganchos também podem funcionar bem.

Pense numa bancada contínua, que passe por cima da lavadora e da secadora e termine próxima ao tanque, para poder apoiar objetos. Neste caso esses aparelhos deverão ter abertura frontal, é claro.

Lavanderias em Armários: Quando o Espaço É Mínimo

lavanderia banheiroSe o espaço é pequeno, coloque a secadora sobre a lavadora – ou, ainda melhor, adquira uma máquina de lavar que também seca.

Uma saída que torna a lavanderia ainda mais “integrada” ao restante da casa é quando ela simplesmente não cabe numa área de serviço – ou esta é inexistente. Então, a necessidade de que siga uma identidade visual de acordo aumenta.

Estamos falando, por exemplo, de uma lavanderia inteira montada dentro de armários localizados na cozinha ou mesmo no quarto da casa.

Banheiros são locais que costumam abrigar lavanderias, e ambos devem estar bem em sintonia.