Ladrilho Hidráulico: Decorativos e Funcionais

Escrito por

 

Ladrilhos hidráulicos são feitos artesanalmente a partir de cimento branco, pó de mármore ou areia fina, quartzo, diabase e pigmentos que conferem imensa variedade de desenhos, utilizando até cinco cores por modelo, dentre 30 tons diferentes.

Sua produção dispensa o uso de forno, não incluindo a queima das peças, comum a outros processos de fabricação de revestimentos. Na verdade sua cura se dá através da submersão em água por oito horas.

Por conta disso leva o nome “ladrilho hidráulico” e se torna mais resistente e durável, podendo chegar a cem anos de vida útil – sem contar com a aderência, presente mesmo em modelos não antiderrapantes.

Ele mantém o ambiente mais fresco, pois não é bom condutor de calor.

No entanto seu maior trunfo está em seu potencial ornamental e versatilidade: além de poder ser empregado para paredes, pisos e até mesmo móveis, o ladrilho hidráulico compõe uma atmosfera nostálgica ao ambiente, muito em voga na arquitetura e decoração contemporâneos.

Ladrilhos hidráulicos remetem aos mosaicos de padrão oriental, como o estilo bizantino, e às décadas de 30 e 40 do século passado, quando estiveram em alta pela última vez.

Tipos de Ladrilho Hidráulico

ladrilho hidráulico tapete

Ladrilho hidráulico em composição tipo tapete

Existem três tipos de ladrilho hidráulico: lisos, estampados e antiderrapantes.

Os lisos não possuem desenhos, mas podem ser encontrados em diferentes cores. Podem ser utilizados em conjunto com os estampados.

Os estampados possuem padrões e são um grande aliado de projetos originais, do contemporâneo ao clássico.

Podem ser utilizados em ambientes internos ou externos, tanto como elemento principal da decoração quanto como apenas detalhe, tipo rodapés.

Outra aplicação criativa do ladrilho hidráulico é formando os chamados “tapetes”: retângulos ou círculos estampados e altamente decorativos.

Ladrilhos antiderrapantes possuem relevo em suas superfícies e são utilizados sobretudo em áreas abertas, como bordas de piscinas, calçadas, varandas e pátios.

Sua medida mais comum é de 20 cm x 20 cm, mas é possível encomendar tamanhos um pouco maiores.

Escolhendo o Ladrilho Hidráulico

Os fabricantes de ladrilho hidráulico já possuem um catálogo com as estampas disponíveis para imprimir em cada peça; o cliente, no entanto, pode escolher as cores.

ladrilho hidráulicoEle também pode encomendar um desenho novo e exclusivo ao fornecedor, que produzirá o molde e providenciará a produção.

Uma forte tendência é escolher diferentes cores e padrões de ladrilhos hidráulicos e combiná-los aleatoriamente, como se fosse um patchwork, uma “costura de estampas” – a chamada “composição variada”.

De todo modo é importante que, antes da compra do material, um arquiteto ou decorador experiente planeje a paginação e o assentamento do mesmo.

Assim, além de evitar o desperdício de ladrilhos, será possível prever se o padrão escolhido vai sobrecarregar visualmente o cômodo.

Uma dica é conciliar as cores do ladrilho àquelas que já fazem parte do local, como móveis e paredes.

Se o ambiente é muito colorido, o mais indicado é recorrer a padrões menos elaborados e tons mais neutros.

Vale lembrar que quanto mais cores e mais rebuscado o padrão do ladrilho, maior seu preço.

Apesar de muito resistente, o ladrilho hidráulico não suporta peso muito grande: por isso, evite colocá-lo em garagens ou outro local de circulação ou posicionamento de objetos pesados.

Armazenamento, Assentamento e Manutenção do Ladrilho Hidráulico

assentamento ladrilho hidráulicoApesar de serem bastante resistentes à arranhões, as placas de ladrilho hidráulico devem ser armazenadas com o máximo de cuidado – de preferência face a face sobre paletes.

O ladrilho hidráulico não exige aplicação anterior de resina protetora, mas o local deve estar bem limpo, livre de poeira.

O assentamento é realizado com junta seca, com as placas acomodadas bem juntas uma à outra. A colocação rejuntada, no entanto, também é possível, embora menos frequente. Neste caso, solicite o rejunte especial junto ao fabricante.

As placas possuem de 2 cm a 3 cm de espessura e não pode haver diferença de mais de 2 mm entre elas. Tal espaçamento deverá ser eliminado durante o assentamento, colocando um pouco mais ou um pouco menos de argamassa sob o ladrilho, e fiquem bem niveladas.

Não se esqueça de colocar argamassa nas pontas das peças, para evitar que quebrem depois de colocadas. Limpe a argamassa que sobrar imediatamente com pano limpo, de modo a evitar que o ladrilho manche. Se isso ocorrer, passe lixa d´água número 100 com cuidado.

Nunca utilize martelos de borracha para assentar o ladrilho.

Lave superfícies de ladrilho hidráulico apenas com água e sabão neutro. Utilize cera líquida quinzenalmente. Dispense totalmente produtos ácidos, que poderão corroer o cimento.